sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Evento de negócios trará cônsul inglês a Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizará na próxima sexta-feira (25) um "Encontro de Negócios Brasil-Inglaterra: Oportunidades de relações comerciais com a região de Manchester". O evento trará à cidade o Cônsul Geral da Inglaterra em São Paulo, David Burrows, que também representa a UK Trade and Investiment (Agência Britânica de Comércio Exterior e Investimento).

O prefeito Vitor Lippi, que fará a abertura do evento, destaca que o objetivo é alavancar oportunidades de investimentos aos empresários da região de Sorocaba interessados em internacionalizar suas atividades, bem como, aumentar a rede de relacionamentos entre os empresários e fomentar a criação de novos negócios.

"Além do cônsul britânico, teremos também a palestra de Sylvie Morton, da Agência de Investimentos e Desenvolvimento de Manchester (Midas), da Inglaterra. Ambos vão falar sobre investimentos e parcerias com a região de Manchester, que é muito próspera", explica o prefeito.

O Reino Unido é um dos mais tradicionais parceiros do Brasil no comércio exterior, e tem o País como seu principal parceiro na América Latina. Dentre os principais produtos importados pelos britânicos estão: maquinaria mecânica e elétrica, veículos, combustíveis, pedras preciosas, produtos farmacêuticos, plásticos, instrumentos e aparelhos de precisão e até aeronaves.

O evento, que começa às 8h30, acontecerá no auditório da Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Conforme ressalta Lippi, os palestrantes vão apresentar as oportunidades setoriais de investimentos na Inglaterra e na região de Manchester. Com isso, aumentar a rede de relacionamentos, fomentando, principalmente, o crescimento nas relações comerciais com aquela cidade inglesa.

Após as palestras haverá provocações teóricas sobre em quais setores da indústria de Manchester estão as maiores oportunidades para os empresários da região; quais os principais programas da Agência de Manchester para a internacionalização de empresas; como as empresas da região de Sorocaba devem se estruturar para iniciarem um processo de internacionalização de seus produtos ou serviços, e quais os meios de apoio oferecidos pelo Consulado Britânico e pela UK Trade and Investment às empresas locais que desejarem investir no Reino Unido.

Investimentos

Nos últimos anos, vem crescendo consideravelmente o investimento estrangeiro direto do Brasil no Reino Unido. Por ser economia aberta, mercado de alto poder aquisitivo e de ter grande propensão a importar, além de centro financeiro mundial, a Inglaterra representa um mercado extremamente promissor, que dispõe de um complexo sistema de serviços de apoio ao comércio exterior.

Sua posição de liderança, aliada ao peso da economia britânica, torna seu mercado ainda mais atraente como ponte para os parceiros da União Europeia. Em termos de composição do comércio exterior, o país é um dos maiores exportadores de máquinas (24% do total das suas exportações em 2007), seguido de combustíveis minerais (10,4%), veículos automóveis (9,9%), produtos farmacêuticos (6,3%), metais preciosos (5,2%), ferro e aço e suas obras (4,4%), instrumentos e equipamentos científicos e de controle (3,7%), produtos químicos orgânicos (3,3%); aeronaves (2,9%), plástico (2,8%), e de bebidas (1,9%).

O país ocupa a sétima posição no ranking de destinos das exportações brasileiras, atingindo, em 2010, um volume de US$ 4,3 bilhões. Com relação às exportações, ocupa a 13ª posição, com um volume de, aproximadamente, US$ 3,2 bilhões.

As tendências do comércio bilateral são de ampliação dos fluxos comerciais. O comércio bilateral, entretanto, apresenta resultados aquém do potencial das duas economias. O Governo britânico tem dado claras demonstrações de interesse no mercado brasileiro, ao defini-lo como sendo mercado de importância estratégica, ao lado dos mercados chinês, indiano e mexicano.

A Midas é uma agência governamental, sem fins lucrativos, vinculada à Associação das Autoridades da Grande Manchester. É formada por 10 municipalidades e atua no sentido de captar investimentos para a sua região metropolitana em setores industriais chave. Para tanto, a Midas disponibiliza uma série de opções de apoio empresarial a organizações que desejam internacionalizar suas atividades por meio de investimentos, como soluções financeiras, imobiliárias, networking e recrutamento.

Nenhum comentário: