quarta-feira, 28 de julho de 2010

Chega ao País livro sobre menina que entra nos sonhos

"Sonhei que estava dentro do sonho do meu marido, assistindo exatamente ao que ele via. Acordei no meio da noite e escrevi sobre aquilo", conta a escritora americana Lisa McMann, 42 anos. Ali era plantada uma semente que logo daria frutos. Era 2006 e, ainda naquele ano, os primeiros rascunhos da trilogia "Wake" - que pode ser traduzido como "despertar" - começavam a tomar a forma do seu primeiro romance homônimo. Lançado em 2008 nos EUA, o livro acaba chegar ao Brasil.

Era o início da história da colegial Janie Hannagan, 17 anos, que tem o estranho poder (ou seria maldição?) de conseguir entrar nos sonhos de outras pessoas. Assim como Lisa fez naquela noite de 2006, ao "entrar" no sonho do marido. Maldição, sim, porque a garota faz isso contra a própria vontade. Pior: ela não só assiste, como interage e é afetada pelos sonhos. Numa das passagens mais agonizantes do livro, Janie é sugada para os sonhos de sua melhor amiga: Carie. Nele, ela vê a moça se afogando e sente seus pulmões se encherem d'água.

Outra ideia que ocorreu à Lisa McMann enquanto dormia: na infância, ela sonhava em ver seu irmão se afogando. "Era um pesadelo assustador", disse a autora ao Jornal da Tarde. Outros sonhos, ela queria que se tornassem reais. "Quando tinha 8 anos, vivia sonhando que a garagem da nossa casa era uma loja de doces. Acordava e ia até lá correndo, mas nunca encontrava nada (risos)", lembra.

Um sonho, porém, se tornou realidade. Em 2008 - ano de seu lançamento nos EUA -, "Wake" entrou na lista dos livros infantis mais vendidos do jornal americano New York Times. O mesmo aconteceu com seus sucessores - "Fade" e "Gone" - lançados em 2009 e 2010, nos EUA. "Foi uma surpresa incrível. O melhor momento da minha vida", ela diz. "Fade" tem previsão de ser lançado no Brasil em setembro deste ano.

Tal foi o sucesso dos livros que logo Hollywood já prepara uma adaptação. Paramount e MTV Films compraram os direitos autorais de "Wake" para transportar o filme para as telonas. Ainda em fase inicial de pré-produção, o longa tem Miley Cyrus - menina da vez, depois do sucesso do seriado "Hannah Montana" e com carreira de cantora pop rentável - como provável protagonista, no papel de Janie. As informações são do Jornal da Tarde. (AE)

Nenhum comentário: