terça-feira, 21 de junho de 2011

Inverno começou hoje às 14h16, sem frio e sol

O veranico deve permanecer até o final de semana - Por: Pedro Negrão

Apesar do início oficial do inverno ter começado as 14h16 de hoje 21/06/2011, os sorocabanos ainda não sentirão na pele os reflexos da estação mais fria do ano. Isso porque a predominância de uma massa de ar seco tem provocado um bloqueio atmosférico, impedindo a entrada de massa polar ou frente fria na região. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a temperatura máxima hoje chegue a 28ºC e a mínima não seja inferior a 13ºC.

De acordo com o meteorologista do Inmet, Franco Vilela, o chamado veranico deve permanecer até o final de semana, favorecendo quem vai viajar no feriado. Até domingo, a previsão é de que a temperatura se mantenha com mínima de 12° a 14° e máxima de 27° a 28°. Mas é melhor levar blusa na bagagem, pois, no domingo à noite, o tempo começa a mudar, com maior incidência de nuvens e uma leve queda nos termômetros, deixando o clima um pouco mais frio. Embora o Inmet trabalhe apenas com previsões de até quatro dias, estudo divulgado pelo Climatempo, aponta que a temperatura na próxima semana fique com máxima entre 21° e 22° e mínima 13° a 14º.

O clima mais quente nesta entrada do inverno contrasta com as baixas temperaturas registradas durante o período de outono. No último dia 9 de junho, Sorocaba teve a tarde mais frio do ano, quando os termômetros não passaram dos 14 graus de temperatura máxima. Já a madrugada mais fria foi registrada no dia 11 de junho, com 7°. A meteorologista do Climatempo, Aline Tochio, diz que as temperaturas baixas no período de outono são comuns, pois, embora o inverno astrológico se inicie oficialmente no dia 21 de junho, o inverno meteorológico já começou no mês de maio, quando da entrada da primeira massa polar no hemisfério.

Além do frio intenso, a ocorrência de chuva também esteve abaixo da média no mês de junho. Até ontem, o índice pluviométrico registrado pelo Inmetro era de 38,9 mililitros, abaixo da média do período, que é de 50,8 mililitros. De acordo com Vilela, em julho o tempo permanece seco, favorecendo a ocorrência de queimadas. A chuva só volta a cair com mais intensidade a partir de agosto. Mas para quem gosta do clima mais frio, o mês de julho promete quedas mais intensas de temperatura, embora não sejam por períodos muito prolongados.

Segundo a meteorologista Aline Tochio, logo na primeira semana de julho, entre os dias 1 e 2, é prevista a chegada de uma frente fria no Estado, que fará com que a temperatura máxima caia para 18° até 20°, mas a mínima ainda permanecerá entre 13° e 14°. O frio mais intenso, no entanto, deve ocorrer na última semana de julho e se prolongar até o início de agosto. "Por enquanto ainda são projeções, pois podem ocorrer variações provocadas por intercorrências no período." Mas, ao que tudo indica, o inverno não terá quedas abruptas da temperatura, mas o período não será muito prolongado. (Jornal Cruzeiro Do Sul)

Nenhum comentário: