terça-feira, 29 de novembro de 2011

Roteiro Educador tem a última visita do ano

Alunos da rede municipal que frequentam o programa Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber realizaram, na segunda-feira (28), a última visita monitorada do Roteiro Educador. Foram os estudantes das EMs "Irineu Leister" e "Inês Rodrigues Cesarotti", que visitaram a Biblioteca Municipal e o Centro Cultural Quilombinho, respectivamente.

Atualmente, Sorocaba conta com 21 espaços e monumentos que recebem diariamente os alunos da rede municipal. Com o Roteiro Educador, os próprios públicos, entidades e monumentos históricos se transformam em espaços educadores, recebendo as crianças que frequentam a Escola em Tempo Integral - Oficina do Saber.

O Roteiro Educador, desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), consiste numa verdadeira viagem pela história da cidade, personagens e monumentos. "É, na realidade, uma aula viva sobre a história de Sorocaba e de seus personagens. A proposta é a de atingir 70 locais de visitas até o final de 2012", explica a secretária Maria Teresinha Del Cistia.

O programa consta da grade curricular da Rede Municipal de Ensino. Monitoradas, as visitas são pré-agendadas e, durante a viagem de ida, o professor conta aos alunos a história ou descreve sobre o local a ser visitado. Para melhor aproveitamento, em sala de aula e antes de acompanhar cada passeio, o professor se prepara para repassar uma boa informação e conhecimento da história da cidade, os personagens e a representação sociocultural ao estudante; bem como, a importância dos pontos a serem visitados para a Cidade Educadora.

Entre os espaços da cidade que recebem os estudantes, estão os Parques das Águas e Kasato Maru, o Rio Sorocaba, o Palácio de Brigadeiro Tobias (Fundec), o Mercado Municipal e as Casas do Cidadão. Também fazem parte: Mosteiro de São Bento, Centro Administrativo (Prefeitura e Câmara Municipal), Zoológico "Quinzinho de Barros" e Pelourinho.

Desde que o Roteiro Educador entrou em funcionamento, em maio do ano passado, cerca de quatro mil alunos já participaram dos passeios e conheceram um pouco da história da cidade, ao vivo.

Nenhum comentário: