terça-feira, 29 de novembro de 2011

Shoppings da Itavuvu vão gerar 2,5 mil vagas


Dois shoppings de grande porte estão sendo construídos na avenida Itavuvu. Juntos, os empreendimentos devem criar 2,5 mil empregos diretos. Segundo os especialistas, o esperado é que as vagas, em sua grande maioria, sejam ocupados por moradores da zona norte, considerada a região que mais cresce na cidade.

Previsto para ser inaugurado em 2013, o Shopping Cidade prevê a criação de pelo menos 1.500 empregos diretos. No Plaza Shopping Itavuvu a previsão é de que pelo menos mil vagas sejam abertas, esse empreendimento tem a abertura programada para o ano que vem. A expectativa é que apenas a praça de alimentação empregue cerca de 200 pessoas. Segundo a administração do Plaza Itavuvu, durante a construção foram criadas 500 vagas.

A zona norte é uma das regiões que mais cresce em Sorocaba. Novos condomínios residenciais surgem a cada dia, estimulando o crescimento populacional e valorizando tanto o comércio como a prestação de serviços. A instalação da montadora Toyota e suas sistemistas é um dos atrativos para novas empresas para a região. Nos estudos feitos para a implantação do Shopping Cidade, foi apontado que 43% da população da cidade, ou seja, cerca de 286 mil pessoas, mora naquela região da cidade.

Perfil das vagas

Para os interessados em ocupar uma das milhares de vagas que serão abertas, o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) Luís Augusto Ildefonso da Silva, explica como serão esses postos de trabalho. Segundo ele, um empreendimento deste porte cria, basicamente, dois tipos de vagas.

"Temos que focar em dois ambientes: a administração e manutenção e o comércio propriamente dito", diz ele. Assim, para a administração e manutenção do condomínio de lojas, são demandado alguns cargos com grau superior de escolaridade. "São pessoas mais qualificadas, com nível superior. Acredito que sejam de dez a 20 vagas com esse perfil", pondera Silva. A parte de manutenção do shopping, segundo ele, também demanda por profissionais específicos.

O segundo ambiente citado pelo representante dos lojistas de shopping, é criado pelos estabelecimentos presentes no empreendimento. "Nas lojas, a contratação é mais fácil. Normalmente exige-se segundo grau completo", adianta Silva. Uma boa parte das vagas criadas pelo comércio em shopping, segundo ele, costuma ser preenchidas por estudantes universitários.

"Não é difícil que essas pessoas acabem se destacando e façam carreira na loja em que estão", diz Silva. Assim, continua, há casos em que o universitário acaba abandonando a profissão inicialmente escolhida e o comércio, tido então como um meio de custear os estudos, acaba se tornando na principal ocupação.

Consequência mais relevante

Professor de Economia na Universidade de Sorocaba (Uniso), Juliano Morais Galle, diz que o fator mais relevante como consequência de empreendimentos desta magnitude é exatamente a geração de empregos. "Além disso, a zona norte terá acesso a uma gama maior de produtos, serviços e lazer", pondera o professor.

"O impacto tende a ser positivo pelo incentivo à abertura de outros negócios como restaurantes e lojas nas redondezas após a abertura do shopping por causa do maior fluxo de pessoas", diz Galle. Para o economista, o mercado imobiliário também será impactado positivamente com a abertura dos condomínios comerciais.

Sobre a proximidade dos dois shoppings, Galle afirma que o fato de estarem na mesma avenida vai acirrar a concorrência beneficiando os consumidores. Entre as oportunidades de emprego que devem ser criadas com a chegada dos empreendimentos, o professor cita vagas para vendedores, auxiliares administrativos, serviços gerais e gerentes de lojas. "No longo prazo, a implantação do novo shopping deverá contribuir muito com o desenvolvimento da região e com os moradores de lá em termos de acesso rápido a bens e serviços", diz.

(
Carolina Santana - Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: