quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sorocabano alivia internautas de reality show

Desenvolvedor cria aplicativo que bloqueia conteúdo sobre o BBB. Mais de 33 mil já baixaram a extensão

Luís César afirma que não esperava o sucesso: a ideia era lançar o aplicativo entre os amigos - Por: Luiz Setti

Foi num momento de ócio criativo que o desenvolvedor sorocabano Luís Cesar Coimbra criou uma solução para quem se incomoda com informações sobre o Big Brother nas redes sociais. O jovem de 22 anos começou a programar inspirado por reclamações de seus amigos sobre a invasão de comentários na internet a respeito da atração televisiva. Após dois dias de trabalho, disponibilizou na loja virtual do navegador Google Chrome uma aplicação que bloqueia postagens relacionadas ao programa. Desde então, o rapaz começou a perceber que a criação iria muito além dos seus contatos. Até ontem, mais de 33 mil pessoas baixaram a extensão para serem poupadas em saber o que acontece no BBB. "Não esperava esse sucesso, foi assustador. Minha ideia era lançar o aplicativo entre os amigos e quando vi, já estava em vários sites sobre tecnologia", declarou.

O recurso, batizado de "No BBB", pode ser baixado gratuitamente pelo link http://bit.ly/yXarQw. Após o download, a extensão deve ser instalada para que entre em funcionamento automaticamente no navegador, sempre que o usuário acessa o Twitter ou o Facebook. O aplicativo faz uma leitura da timeline e procura nos textos pelos termos "BBB", "Big Brother" e "Big Brother Brasil". Caso encontre algumas dessas palavras, substitui o post por um aviso de conteúdo bloqueado, ficando a critério do usuário liberar ou não a publicação. A novidade serviu como uma opção para quem não se interessa pelo reality show, mas prefere não excluir os amigos responsáveis por tais postagens ou cancelar o recebimento de todo conteúdo publicado por essas mesmas pessoas.

Apesar do sucesso, Luís avalia que não é possível se livrar de tudo que pode ser incômodo na internet. "No Twitter, por exemplo, escolher as pessoas que segue é muito importante para esse filtro de informações, já no Facebook, você pode criar grupos de acordo com o perfil das pessoas, da maneira que preferir, mas é muito difícil ficarmos totalmente isentos a notícias que não são de nosso interesse", destacou.

Embora tenha agido em benefício de quem detesta o BBB, ele não faz julgamentos. "Acredito que as pessoas tratem esse assunto como futilidade, algo que não agrega nenhum valor. Eu não me aborreço, não tenho nada contra, somente não acompanho", justificou. Ele também afirma que não teve ganhos financeiros com o aplicativo, ao contrário, precisa custear uma conta no Google específica para desenvolvedores. O No BBB deverá ser lançado em breve para os usuários do navegador Firefox.

(
Thiago Arioza - Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: