sábado, 24 de dezembro de 2011

Exposição de Presépios acontece até dia 6 de janeiro

A Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Cultura e Lazer, promove até o dia 06 de janeiro, na Biblioteca Infantil "Renato Sêneca de Sá Fleury", a exposição "Presépios – História de Uma Tradição". A mostra reúne 16 presépios artesanais do Brasil e da América Latina, retratando o nascimento de Jesus.

Todos os presépios são de pequenas proporções, destacando a delicadeza do trabalho dos artesãos e as figuras representadas, seguindo as características dos locais onde foram produzidas. Como exemplo, poderão ser visitados os presépios peruanos e bolivianos que são vestidos com trajes típicos daqueles países. Outro destaque é a variedade de material utilizado, que vai desde a palha de milho, passando pela argila cozida e policromada, pedra, madeira e mármore. Todas as peças foram cedidas por colecionadores.

"Além de designar a representação plástica da cena da Natividade que a tradição cristã localizou num estábulo, a palavra presépio ou presepe strictu sensu – estábulo ou lugar onde se recolhe o gado designa também as representações dramáticas do Nascimento de Jesus. Em algumas regiões do Nordeste (Pernambuco, Alagoas, etc.), do mesmo modo que em certas regiões de Portugal (Figueira da Foz, etc.), é presépio ou presepe, também sinônimo de auto pastoril, de drama cantado rememorando o nascimento do Salvador", explica José Rubens Incao, responsável pela Biblioteca Infantil.

A Biblioteca Infantil fica na Rua da Penha, 673 – Centro, e está aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h. A entrada é franca. Informações pelo telefone 3231.5723.

Nenhum comentário: