sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Campanha incentiva a doação de sangue


A meta é conseguir pelo menos 200 doadores ao longo dos dias - Por: Erick Pinheiro

Começou dia 2 e seguirá até o próximo dia 12, a 2ª Campanha de Doação de Sangue dos Grupos Jovens das Igrejas do Evangelho Quadrangular de Sorocaba, dentro do Projeto de Vida. A campanha  que visa incentivar a doação entre os próprios jovens frequentadores das igrejas espera conseguir pelo menos 200 doadores ao longo dos dias ao Hemonúcleo de Sorocaba, localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, ao lado do Hospital Leonor Mendes de Barros, no Jardim Vergueiro.

No primeiro dia, foram registradas 20 doações incentivadas pela campanha. A primeira edição realizada pelas igrejas aconteceu em julho de 2012 e durou apenas um dia, mas conseguiu reunir 80 pessoas interessadas em realizar o ato. Aos interessados em doar sangue, o Hemonúcleo atende diariamente das 7h30 às 12h30. Segundo Marcelo Ataíde, líder metropolitano da Igreja do Evangelho Quadrangular de Sorocaba, a importância da doação é inigualável. "Doar sangue é doar vida. O principal objetivo do cristão é servir, e uma das melhores maneiras de servir é doando sangue. Doando vida".

Para o auxiliar de produção Renato de Souza, 29, que doa todo ano independente de campanhas, o ato é ainda mais importante nesta época do ano. "É muito bom poder ajudar a pessoa que precisa. Ainda mais agora, com todos os acidentes de pessoas viajando. Eu doo todo ano", relata. Como ele, Fernando Stefano Rocha, 31, também é um frequente doador de sangue. "A cada três meses eu realizo a doação. Tem muita gente que sempre precisa, e se podemos ajudar, por que não fazer?", questiona o motorista carreteiro.

Para o gerente médico do Hemonúcleo de Sorocaba, Frederico Brandão, as campanhas realizadas no fim do ano passado tiveram grandes resultados. "Fizemos campanha forte no fim de ano. Chegamos a uma média de 120 doações por dia, muito mais do que os 80 ou 90 de normalmente. Os estoques estão abastecidos em função disso, mas é preciso continuar sempre doando, porque o sangue dura apenas 35 dias", informa o médico. "Temos falta, atualmente, do tipo O negativo. Os outros estão em estoque adequado, mas vale ressaltar novamente que o sangue tem pouco tempo de duração", completa.  
 
(Vitor Piovani - Jornal Cruzeiro do Sul - (Supervisão: Daniela Jacinto))

Nenhum comentário: