segunda-feira, 31 de maio de 2010

Programa Aprendiz Universitário tem rally em Sorocaba

O Rally Universitário Fiat, realizado ontem em Sorocaba, contou com a participação de dezenove carros inscritos. O evento na verdade era uma prova também para quem a organizava. É que a competição era a tarefa a ser cumprida pelos participantes do Programa Aprendiz Universitário, transmitido pela Rede Record. Como a gravação de ontem vai ao ar no dia 8 de junho, no mesmo programa que vai revelar o vencedor do reality show, nem o finalista que integra a esquipe Avant - que realizou a prova aqui em Sorocaba enquanto a equipe Up fazia a mesma tarefa em São José dos Campos - pôde ser revelado.

Os carros saíram da Saf, concessionária da marca na cidade e seguiram, por estradas asfaltas e trechos de terra, até a cidade de Itu e retornaram. Para percorrer o trajeto de 92 Km da prova, os competidores levaram uma média de duas horas e quinze minutos. O navegador Douglas Nunes Gonçalves, 20 anos, e Renato Silva, 24, pilotos da dupla Torque 4, foram os vencedores da competição e além de trofeus e medalhas levaram para casa um GPS e um porta CD. Acostumados a brincar em rallys ‘off road, eles comentaram que foi divertido participar da disputa. Foi legal ter que cumprir metas e bem legal chegar em primeiro. Foi bem divertido, comentou Douglas. O evento foi bem organizado e tivemos orientações em curto espaço de tempo, disse Renato.

Os competidores que ficaram em sexto lugar, Alessandro Firmino e Nelson Marcelino Junior participaram pela primeira vez de um rally e gostaram da experiência. Achamos complicado acompanhar a planilha, calcular tempo, roteiro e velocidade média, disse Firmino. Mas Nelson garante que valeu a pena.

A condição para participar da prova é que piloto e co-piloto fossem amadores e que o veículo fosse da marca Fiat. Nesse rally de regularidade, um GPS instalado no carro marca em que momento o veículo passou por pontos determinados do trajeto, mas ainda assim o co-piloto tem uma planilha de tempo a seguir e demarcar. Para cumprir essa prova em que conta regularidade e não a velocidade, os participantes participaram de uma aula de navegação.

Quem passou essas informações foi o estudante de jornalismo, Rodrigo Solano, um dos oito integrantes da equipe Avant, que não pode revelar nem o nome do finalista do programa Aprendiz Universitário, apresentado pelo empresário João Dória Jr. É segredo. Não posso falar nada porque a competição do programa está mais adiantada do que está passando na televisão, comentou. O jovem de 20 anos disse apenas que a cada tarefa apresentada ao longo do Aprendiz Universitário, todos costumam pensar ser impossível. Os desafios são cada vez maiores e é comum acharmos que não vamos conseguir. Mas todos passam pela superação e é difícil ver um trabalho mal feito em toda a jornada.

Para essa tarefa, atuam todos os participantes do programa, mesmo os eliminados. Cada equipe teve sete dias para organizar e divulgar o rally. Segundo Solano, o evento também tem um caráter beneficente. Os participantes doaram latas de leite em pó que serão doadas para a Instituição Ressoar, uma entidade ligada à Rede Record e que fica responsável por encaminhar doações a outra entidades que dão apoio à comunidades carentes.

Nenhum comentário: