segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sorocaba registra 1ª morte do ano

Sorocaba registrou o primeiro óbito por gripe causada pelo vírus Influenza A/H1N1 em 2010. O paciente era do sexo feminino, tinha 43 anos, e faleceu na noite de sábado, dia 29. A paciente estava internada desde o dia 20 e recebeu confirmação de diagnóstico no dia 26 de maio. Segundo apurado pela Vigilância Epidemiológica, a paciente foi atendida de acordo com o protocolo indicado e vinha sendo medicada com o antiviral específico para H1N1. Não há registro de fator de risco na paciente.

Desde o início do ano, Sorocaba teve outros três casos confirmados de H1N1, cujos pacientes evoluíram bem, tiveram alta e estão em casa. Dois desses casos foram identificados pelo serviço Sentinela, que foi implantado na cidade este ano para monitorar e identificar tipos de vírus gripais em circulação.

No ano passado, durante o início da pandemia de gripe H1N1, Sorocaba registrou total de 246 casos da doença. Destes, onze pacientes evoluíram a óbito, dos quais apenas um não possuía fator de risco para a doença. Os demais possuíam um ou mais fatores de risco associados, como doença cardíaca, doença pulmonar, doença renal crônica.

Prevenção deve ser reforçada

Com a chegada do período mais frio do ano e o início dos casos de H1N1 em Sorocaba, a diretora da Vigilância em Saúde, Consuelo Matiello, ressalta a importância de que toda a população adote as medidas preventivas. “Aqueles que têm indicação para receber a vacinação, conforme o critério estabelecido pelo Ministério da Saúde, devem se imunizar até esta quarta-feira, dia 2, quando encerra o período da campanha. Já a população em geral, independente de indicação para vacina, deve reforçar os hábitos de higiene para evitar a circulação do vírus”, recomendou.

As dicas para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A/H1N1 também ajudam a prevenir vários outros tipos de doenças, cujas transmissões ocorrem por vias respiratórias ou de pessoa para pessoa. As orientações são: lavar as mãos com frequência (com água e sabão), principalmente após sair de ônibus ou locais com grande circulação de pessoas; evitar locais com aglomeração; cobrir a boca ao tossir ou espirrar (preferencialmente com lenço descartável).

Nenhum comentário: