quarta-feira, 25 de abril de 2012

8ª Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho começa no dia 02/05/2012

A 8ª edição da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sempat) acontecerá neste ano, em Sorocaba, entre os dias 2 e 6 de maio. Realizada anualmente em cumprimento à Legislação  nº 8224/2007, a Sempat marca a passagem do Dia do Trabalho, celebrado mundialmente no dia 1º de maio, e incentiva a reflexão da sociedade sobre a importância de discutir a saúde e segurança do trabalhador.

De acordo com Renata Scudeler, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – que faz parte da comissão organizadora da semana, a 8ª Sempat será aberta oficialmente às 19h, no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), no Alto da Boa Vista. Após a solenidade, tem início a palestra "Saúde do Trabalhador - Acidentes e Doenças do Trabalho", por José Carlos do Carmo, médico do trabalho e sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde e auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Na quinta-feira, dia 3, também a partir das 19h, e no mesmo local, será a vez de Evelin Moreno, doutoranda em Enfermagem/Unifesp, mestre em Enfermagem/Unicamp, especialista em Ergonomia/UGF e professora de Educação Física da Faculdade de Educação Física de Sorocaba (Fefiso), falar sobre "O impacto do trabalho noturno e em turnos na Saúde do Trabalhador".

Na sexta-feira (4), o médico do trabalho e sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde e pesquisador da Faculdade de Saúde Pública da USP, Koshiro Otani, abordará o tema "A Saúde do Trabalhador na atenção primária à saúde no SUS", em dois horários: às 9h e às 14h. Ambas as palestras também serão realizadas no auditório da FUA.

No domingo, dia 6, haverá mais uma edição do passeio ciclístico "Pedala Trabalhador". A saída será às 8h30 de dois pontos: Carrefour Sônia Maria e Parque Campolim. O ponto de chegada é o Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

A organização da Sempat é de responsabilidade de uma comissão formada por representantes da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) e do Cerest, Câmara Municipal, indústrias, instituições de ensino, Conselho Municipal da Saúde (CMS), sindicatos e outros órgãos representantes da classe.

Nenhum comentário: