terça-feira, 7 de agosto de 2012

EUA vencem na prorrogação e vão à final no Futebol Feminino

A seleção dos Estados Unidos de futebol feminino sofreu como nunca, mas garantiu a vaga na decisão da Olimpíada de Londres ao bater o Canadá por 1 a 0 na prorrogação, após empate por 3 a 3 no tempo normal, no estádio Old Trafford, em Manchester. O gol da dramática classificação foi marcado por Morgan, nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação. Com o resultado, as norte-americanas mantiveram os 100% de presença em finais olímpicas. Em quatro participações nos Jogos, o time faturou três vezes a medalha de ouro e uma vez a de prata

O adversário dos Estados Unidos na decisão será o Japão, que venceu a França por 2 a 1, também nesta segunda. Será a reedição da final do Mundial de 2011, na Alemanha, em que as asiáticas ficaram com o título nos pênaltis, após empates por 1 a 1 no tempo regulamentar e também por 1 a 1 na prorrogação. A revanche está marcada para esta quinta, no estádio de Wembley.

A dificuldade que o Canadá impôs às norte-americanas nesta segunda foi uma surpresa, já que o time foi eliminado do último Mundial com três derrotas na primeira fase. As canadenses abriram o placar aos 22 minutos do primeiro tempo. Sinclair recebeu de Tancredi, limpou a marcação e bateu à direita da goleira e musa Hope Solo. O primeiro empate norte-americano veio aos 8 minutos da etapa final, com um gol olímpico de Rapinoe, contando com a colaboração da zaga canadense e da goleira McLeod.

O jogo ficou aberto e teve uma sequência de três gols em quatro minutos. Aos 22, Sinclair aproveitou cruzamento de Tancredi e cabeceou para fazer 2 a 1. Logo na sequência, Rapinoe acertou um chute cruzado e igualou para as norte-americanas. Mas Sinclair estava inspirada e ganhou da zaga americana para recolocar o Canadá em vantagem, aos 26.

Os Estados Unidos se lançaram ao ataque. Aos 32 minutos, Rapinoe cobrou falta na área e a árbitra marcou pênalti em toque da bola no braço de Nault. Wambach cobrou dois minutos depois e decretou novo empate.

No primeiro tempo da prorrogação, as equipes se fecharam e nenhuma boa oportunidade foi criada. Mas as norte-americanas pressionaram na etapa final e já poderiam ter selado a vaga aos 14 minutos, quando Wambach subiu mais que a zaga canadense e cabeceou no travessão. A sofrida classificação veio nos acréscimos, aos 19, com Morgan, que cabeceou sem chance de defesa para McLeod.

CAMPEÃS MUNDIAIS NA FINAL
Atual campeã mundial, a seleção japonesa de futebol feminino confirmou o favoritismo e garantiu vaga na decisão. A equipe liderada pela meia Sawa, eleita em 2011 a melhor jogadora do mundo pela Fifa, venceu a França por 2 a 1, no estádio de Wembley.

As japonesas, que haviam superado o Brasil nas quartas de final, na última sexta, abriram o placar aos 32 minutos do primeiro tempo, com a atacante Ogimi, que aproveitou erro da goleira Bouhaddi em levantamento na área. O segundo gol saiu logo no início do segundo tempo. Aos 3 minutos, Miyama levantou na área, as francesas demonstraram indecisão para afastar a bola e a baixinha Sakaguchi, de 1,65m, escorou para a rede.

A França pressionou na segunda etapa e conseguiu descontar aos 30 minutos. Thomis cruzou rasteiro para o meio da área e Le Sommer bateu forte para o gol. E o empate só não três minutos depois porque Bussaglia desperdiçou um pênalti sofrido pela mesma Le Sommer. O futebol japonês está em alta na Olimpíada. Os homens também fazem boa campanha e nesta terça decidem contra o México uma vaga na decisão do torneio masculino. (AE)

Nenhum comentário: