Levando-se em conta que uma das calamidades mais graves existentes no Brasil é justamente o analfabetismo, não deixa de ser uma iniciativa das melhores a proposta do vereador votorantinense Fernando de Oliveira Souza (PT) para que a Prefeitura de Votorantim implante o "Feirão do Livro" na cidade, com o objetivo de oferecer à população a possibilidade de adquirir livros por preços mais em conta. Trata-se de uma proposta que merece ser apoiada por todos, até porque, contra o analfabetismo, atacar o mal pela raiz é o que deve ser feito. Quando se fala em Ensino Fundamental, além das ações destinadas a ensinar as letras às crianças, é de suma importância incentivá-las também a lerem mais.
É de se lamentar que objetivos dessa natureza não sejam levados mais a sério no País. Basta lembrar que, pelo menos em 80% dos municípios brasileiros, não existe uma única livraria. Considerando-se que hoje em dia os alunos mal sabem ler e escrever, o incentivo à leitura é definitivamente necessário. Infelizmente, no Brasil, o hábito da leitura não é alimentado a partir dos pais, comprometendo seriamente o futuro dos filhos. Alegações do tipo "falta de tempo" não passam de desculpas sem graça da preguiça para não ler livros, jornais e revistas, deixando-se de dar bons exemplos às crianças. Muitos professores também não incentivam os alunos à leitura, deixando de mostrar como esse hábito tem um significado muito grande para o futuro profissional e social de todos.
Daí a importância da iniciativa do vereador Fernando de Oliveira Souza no sentido de incentivar a leitura. É preciso provar todos os dias que ler pode proporcionar excelentes descobertas da realidade e da fantasia. Mais do que isso, pode transformar para muito melhor a vida das pessoas. As pessoas conscientes deveriam arregaçar as mangas em favor da boa leitura para todos.
Nem é preciso dizer que sabe mais quem lê mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário