quinta-feira, 27 de outubro de 2011

“The Big Draw” prossegue no Via-Viva deste domingo

Sorocaba participa neste ano do “The Big Draw – O Grande Desenho”, considerado o maior festival deste tipo de arte no mundo. Até segunda-feira, dia 31, pessoas de várias idades desenharão em diversos lugares da cidade. E o programa municipal Via Viva não ficou fora deste evento.

Neste domingo (30), será a vez da Avenida Itavuvu - que fica aberta somente para o pedestre participar das atividades recreativas, culturais e de lazer desta ação municipal, entre 8h e 13h - servir de cenário para a criação de desenhos pelos adolescentes assistidos pelos programas “Pró-Jovem Adolescente” e “Ação Jovem”. A 23ª edição do Via Viva ainda levará à avenida uma variada programação esportiva, cultural, de saúde e lazer.

Lançado na Inglaterra em 2000, o “The Big Draw” acontece uma vez por ano, em vários países. O objetivo é criar, dar asas à imaginação e conviver com a família e amigos em uma atividade recreativa e educativa, mostrando que o desenho pode ser usado para conectar as pessoas. O projeto é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs).

A programação do Via Viva traz outras atrações neste domingo (30), todas abertas ao público, como aulas de capoeira e ginástica aeróbica, apresentação de DJ e do Grupo Revivendo, que tocará chorinho e MPB, a partir das 10h. As crianças também poderão se divertir com pintura facial, brinquedos infláveis e jogos de damas, xadrez, pebolim e tênis de mesa. O espaço ainda oferece uma área para jogos de basquete e aulas da Escola do Pedala, com orientações sobre segurança no trânsito.

Para quem quiser cuidar da saúde, o público pode fazer gratuitamente uma avaliação do nível de gordura corporal e aplicação de “Quick Massage”, visando o alívio imediato de dores, cansaço físico e mental, estresse, desconforto muscular, além de melhoria na circulação sanguínea. Haverá ainda orientações sobre prevenção de cáries, problemas da gengiva e câncer bucal, com a entrega de kits de escovação. O projeto mantém também uma “Academia ao Ar Livre” e empréstimos de livros pelo programa “Vai e Vem Móvel” e a unidade Sabe Tudo, que fica próxima à avenida, oferece acesso à internet e espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia.

Todo domingo, a Av. Itavuvu é fechada ao trânsito de veículos, das 8h às 13h, num trecho de 2 km, entre a UPH Zona Norte e a Av. Atanásio Soares, para possibilitar ao público se divertir com a família, caminhar, correr, andar de bicicleta, skate ou patins e, ainda, passear com seu animal de estimação. O Via Viva tem levado à avenida a cada domingo de três a sete mil pessoas para se divertir, conforme dados da Secretaria de Esporte (Semes).

A estrutura do Via Viva oferece nove banheiros em três pontos da via e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida e das vias ao redor; além da presença de equipes e unidades móveis da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

A Semes pede para que os participantes procurem manter a direção das vias na avenida, utilizadas normalmente pelos automóveis. Aos ciclistas, a orientação é que não empinem as bicicletas e tenham prudência no tráfego para a segurança de todos no percurso.

Nenhum comentário: