sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Especialistas da área participam de curso de atualização para o enfrentamento da dengue

Palestras serão ministradas pelo médico infectologista José Ricardo Pio Marins, do Ministério da Saúde, e pelo professor dr. Kleber Giovanni Luz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Eles vão abordar suas experiências a profissionais da Saúde de Sorocaba e de oito cidades da região.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde (SES), promove na segunda-feira (5) um curso de atualização para membros da rede de assistência à saúde da cidade e da região, visando à preparação ao enfrentamento da dengue no Verão 2011-2012. O encontro será realizado a partir das 19h, no Salão Verde da Unidade Seminário da Prefeitura, que fica na Avenida Eugênio Salerno, 140, no Centro. Além de Sorocaba, também participam profissionais de Votorantim, Araçoiaba da Serra, Porto Feliz, Itu, Mairinque, Salto de Pirapora, Alumínio e Iperó.

Neste ano, o curso de atualização contará com a participação de especialistas da área: o coordenador geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, o médico infectologista José Ricardo Pio Marins, e o professor doutor Kleber Giovanni Luz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ambos falarão sobre a situação epidemiológica e o manejo clínico da dengue.

O secretário Ademir Watanabe explica que esta atualização integra asações da SES para o enfrentamento da doença nos próximos meses, definidas no Plano de Contingência elaborado pelo Comitê Municipal de Combate à Dengue. "A Prefeitura está fazendo tudo que é possível para tentar evitar o aumento de casos de dengue, mantendo, de maneira permanente, as ações de combate ao mosquito transmissor. Mas as medidas preventivas também são responsabilidade da população: cada um deve fazer sua parte, eliminando os criadouros do Aedes aegypti",alerta.

A diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Consuelo Matiello, diz que a atualização é de extrema importância e, por isso, aguarda a presença de grande número de profissionais da área no encontro. "Além de participarem de uma reciclagem e se prepararem melhor para enfrentar a dengue, os profissionais da rede de saúde de Sorocaba e da região terão a oportunidade de ouvir as experiências e as orientações de especialistas", comenta.

A palestra do médico Pio Marins, que terá início às 19h30, abordará sobre "Situação Epidemiológica da Dengue". Em seguida, o professor Kleber Giovanni Luz, falará sobre "Manejo Clínico da Dengue".

Nenhum comentário: