sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Grupo de dança de São Paulo estreia espetáculo em Votorantim





Foto: Divulgação

Não é sempre que grupos de dança revisitam sua trajetória e produzem, a partir disso, um espetáculo com características de coletânea. Para o Núcleo Omstrab da Cooperativa Paulista de Teatro, porém, a prática faz todo sentido.

O grupo que se apresenta hoje, às 20h no auditório Francisco Beranger, em Votorantim, reuniu fragmentos das principais coreografias realizadas ao longos dos últimos quinze anos e montou Diários de Viagem. A entrada é franca.

A produção, conforme Fernando Lee, diretor do coletivo, ainda não estreou em São Paulo, o que equivale a dizer que será mostrada em primeira mão na cidade. Concluímos o trabalho recentemente, disse ao Mais Cruzeiro.

Antes, das 14h às 16h, o Omstrab realiza, no Aquário Cultura, workshop aos interessadas. É necessário se inscrever com antecedência e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3243-1911. As duas ações contam com o apoio da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura.

Diários... mistura ficção e realidade e, resgata, por meio de imagens, situações vividas pelo Núcleo em viagens pelo Brasil e por países de três continentes. Reproduz, mais, depoimentos dos artistas e situações cênicas que abordam a Percepção Espacial do Tempo traduzida em Movimento.

Nando Lee avaliou o atual panorama da dança contemporânea no país como favorável. Comentou que os editais de fomento abertos nas várias esferas governamentais têm ajudado a bancar as produções.

É uma ajuda modesta, mas que, minimamente, cobre custos e despesas. O ideal seria nos livramos dessa dependência. Enquanto isso não acontece, batalhamos para realizar nosso trabalho. Mas, é bom que se diga, esse não é um privilégio da dança. Outras expressões também enfrentam dificuldades, acrescentou.

O Núcleo completa em 2010 quinze anos de atividade continuada. Nesse período, realizou oito produções. Localizado na cidade de São Paulo, contou com a participação de mais de uma centena de profissionais das mais diversas áreas do universo cultural.

Durante este período, sempre desenvolveu um trabalho de pesquisa seguindo um conceito de integração de linguagens - Dança Contemporânea, Música ao vivo e Teatro, dedicando-se à criação de um Musical Brasileiro Contemporâneo.

Recebeu, mais, importantes prêmios e apresentou-se no exterior. Paralelamente, realiza regularmente um trabalho didático e de formação de público através de oficinas, aulas-espetáculos, debates e performances em espaços públicos, teatros de bairro, Casas de Cultura e Universidades.

O auditório fica na avenida Newton Vieira de Souza, em Votorantim (ao lado do terminal).

Nenhum comentário: