terça-feira, 25 de outubro de 2011

Feira de tecnologia em Sorocaba começa amanhã

A décima edição da Feira de Tecnologia "TecnoFacens" começa amanhã com a apresentação de banners explicativos e centenas de projetos, produzidos por alunos dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Computação e Mecatrônica da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).

Os trabalhos foram desenvolvidos durante o ano todo com temas relacionados à eletrônica, mecatrônica, física experimental, microcontroladores, microprocessadores e sistemas de computação. Haverão competições, exibições de protótipos, apresentações de trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e demonstração de veículos da fórmula SAE e baja, aerodesign e de games.

Além disso, os alunos participarão das Maratonas de Tecnologia: 4ª Maratona de Desenvolvimento de Jogos, 3º Sumô de Robôs com Fio e, como novidade este ano, o 1º Sumô de Robôs Autônomos. Os participantes serão avaliados pelos professores e os melhores projetos de cada categoria receberão prêmios.

Segundo o professor de Eletrônica Digital II, Sidney Montebeller, foram desenvolvidos produtos como sensor de fumaça, sistemas residenciais sem fio, alarmes, controles remotos, baterias e até inversores de frequência.

Os alunos Tony Leandro de Azevedo Santos, Rafael Augusto Casseta, Bruna Camila Soares Cabral e Sander Silva criaram o detector de cabos embutido em alvenaria ou enterrado no solo, enquanto Valdemir Natalino e Derick Siqueira adaptaram um robô de 3 quilos para a luta de sumô. Outra novidade, é o automatizador de iluminação residencial e comercial, produzido pelos estudantes Aline Franciscone, Diego Lemos, Marcelo Nakamura e Edson Yamamoto.

Conforme ressalta o coordenador do curso de Engenharia Civil, José Antônio De Milito, grande parte dos projetos é voltada para o empreendedorismo. Desta forma, o evento contará com a presença de representantes do Instituto Empreender Endeavor e a instalação de um quiosque do Sebrae.

A TecnoFacens acontece no ginásio de esportes da Facens, com entrada gratuita. Segue aberta ao público até sexta-feira (28), funcionando das 19h30 às 22h. O câmpus da Facens fica na rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1.425, Alto da Boa Vista (Castelinho, km 1,5).

Nenhum comentário: