terça-feira, 25 de outubro de 2011

Novos ônibus do transporte coletivo de Sorocaba entram em circulação na segunda-feira

O prefeito de Sorocaba participa nesta quarta-feira (28) da apresentação dos primeiros 41 novos ônibus de Sorocaba, integrantes do lote 1 da empresa vencedora do processo licitatório do transporte coletivo. A frota ficará à disposição do público no estacionamento do Palácio dos Tropeiros, no Alto da Boa Vista, a partir das 10h, em solenidade que contará com a participação de diversos convidados.

De acordo com a Urbes - Trânsito e Transportes, os ônibus são todos adaptados com elevador para acesso de pessoas com deficiência física e serão incorporados ao sistema a partir de segunda-feira (31). A transição dessa frota ocorrerá de forma gradual, atendendo inicialmente 15 linhas de ônibus.

Ao todo, a empresa responsável pelo sistema entregará 179 ônibus zero quilômetro, com tecnologia convencional, padron e especial (15 metros). A carroceria dos coletivos terá três portas de serviço, com rampa e elevador na porta central, itinerário digital superior, inferior e lateral, iluminação interna e externa em leds, sistema de ventilação forçada para renovação de ar e lixeiras no anteparo das portas. A frota também contará com câmeras de vigilância para controlar o serviço e aumentar a segurança aos usuários; além de GPS para permitir o monitoramento dos ônibus e, futuramente, facilitar a comunicação com os usuários.

Já para o Serviço de Transporte Especial serão apresentados 9 novos micro-ônibus, dois a mais do que a atual frota do lote 1 emergencial. Esses novos veículos foram dimensionados para uma maior acomodação, ampliando a quantidade do 'box' para cadeiras de rodas embarcadas de 17 para 29, proporcionando melhor atendimento no setor de transporte especial.

Com a inclusão de todos esses novos ônibus, a idade média da frota do transporte coletivo em Sorocaba passa a ser inferior a 2,33 anos, aumentando significativamente a qualidade dos serviços prestados, conforme destaca a Urbes.

As primeiras linhas a contarem com os novos ônibus são as seguintes:
02 - Brasilândia
16 - Angélica/Botucatu
20 - Carol
23 - Industrial/Dois Corações
24 - Guadalupe
25 - Itavuvu
39 - Aldeia dos Laranjais
39/1 – Sta. Esmeralda/Portal do Itavuvu
45 - Retiro São João
46 - Paineiras
50 - Hungarês
54 - Paes de Linhares
58/1 - Vitória Régia/Sorocaba Park
61 - Iporanga
70 - Nova Sorocaba/Nova Horizonte

Nenhum comentário: