quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Escolas municipais receberão cerca de 15 mil livros


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, começa a encaminhar às escolas municipais de ensino fundamental e médio, cerca de 15 mil livros, que vão integrar a "Sala de Leitura". São mais 306 títulos diferentes, que ficarão à disposição dos alunos em cada uma das unidades de ensino, tanto para os trabalhos escolares quanto a leitura em grupo.

Nesta etapa, a Secretaria de Educação está destinando às escolas três exemplares de cada título, num total de 14.382 livros a serem distribuídos. As obras são de autores reconhecidos na literatura nacional, como "Menino Maluquinho", de Ziraldo, "A Roupa do Rei", de Mary e Eliardo França, "Eu queria ter um Urso", de Marcelo Bicalho, "Maria Vai Com as Outras", de Sylvia Orthof e "A Menina e o Dragão", de Eva Furnari, entre outros.

Entre as unidades que receberão os livros estão as novas como "Leda Therezinha Borghesi Rodrigues", do bairro Ipanema Ville e as escolas dos bairros de Brigadeiro Tobias e Jardim Renascer, todas elas com capacidade para atender cerca de 1.000 alunos cada.

Conforme destaca a secretária da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, o objetivo, além de proporcionar leitura de qualidade, é o de estimular os estudantes do ensino fundamental da rede municipal, aproximadamente 26 mil crianças, a praticarem o hábito de ler. "A leitura ajuda na alfabetização e amplia o repertório cultural da criança", destaca ela.

Para facilitar e incentivar as crianças a lerem, a Secretaria da Educação elaborou um roteiro pré-estabelecido de situações didáticas a serem desenvolvidas em sala de aula, com o objetivo de melhor aproveitamento. "A leitura, dentro ou fora da sala de aula, contribui para o avanço nas questões de ensino e de aprendizagem do aluno", conclui a secretária da Educação.

Nenhum comentário: