quinta-feira, 21 de março de 2013

Sucos Ades são retirados das prateleiras

Alguns supermercados decidiram suspender a venda de toda linha do produto para evitar confusão
 Ontem, permaneceram à venda somente os lotes de leite de soja, vitaminas e chá verde da marca que não foram suspensos - Por: Adival B. Pinto

Os sorocabanos que foram aos supermercados entre a última terça-feira e ontem a fim de levar uma caixa de suco de soja Ades para casa, tiveram uma surpresa. Apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter determinado a suspensão de apenas determinados lotes dos sucos da marca, alguns estabelecimentos da cidade optaram por retirar todos os produtos da Ades de suas prateleiras. A Resolução nº 1.005, publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira passada, suspende a venda e consumo somente das unidades da marca referentes aos lotes iniciados com as letras "AG". Estes produtos correspondem à linha de produção TBA3G da Unilever, fabricante do produto, de Pouso Alegre, em Minas Gerais.

Houve, de acordo com a Unilever, uma confusão a partir do momento em que a Anvisa divulgou a lista dos produtos que deveriam ser suspensos. Muitos estabelecimentos entenderam que todas as unidades das 32 variedades estariam banidas e não somente os lotes indicados. Outros deixaram de comercializar todos os produto da marca por precaução. Nas prateleiras do Extra Hipermercado, no Jardim Santa Rosália, ainda era possível encontrar algumas caixas do suco de soja da marca Ades no início da tarde de ontem. Todas as unidades de 1 litro e 1,5 litro, no entanto, serão retiradas das gôndolas nos próximos dias. Apenas as caixas de 200 ml, da linha Kids, estarão disponíveis no estabelecimento até que a Unilever libere a comercialização do restante.

Medida semelhante foi tomada pela linha de supermercados da Coop - Cooperativa de Consumo de Sorocaba, que retirou todos os itens do suco de suas prateleiras. Permaneceram à venda somente os lotes de leite de soja, vitaminas e chá verde da marca que não foram suspensos. Os clientes que haviam adquirido produto dos lotes contaminados puderam, inclusive, trocá-lo ou devolvê-lo no local. Na Coop, 60% das vendas de suco de frutas provinham da marca Ades.

O leite de soja também é o único produto da marca que ainda pode ser encontrado na rede Paulistão. Como forma de prevenção, o restante foi levado para o estoque do supermercado. O Grupo Carrefour, por sua vez, tomou uma atitude ainda mais radical: baniu todo e qualquer produto da Ades de suas unidades, a fim de evitar que os clientes se confundissem ou levantassem dúvidas sobre o que pode e o que não pode ser comercializado pelos supermercados.

Tanto o Walmart Supercenter quanto o Santo Supermercado da cidade, por sua vez, decidiram continuar a oferecer os produtos da linha que não fazem parte do lote "AG", suspendido pela Anvisa. Os sucos contaminados foram os únicos retirados das prateleiras, uma vez que ainda não houve reclamação alguma por parte dos consumidores de ambos os estabelecimentos.

Vale lembrar que o número do lote de fabricação aparece no topo da caixa de suco. Caso o consumidor tenha comprado um produto referente a um dos lotes contaminados, deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Ades, das 8h às 20h, por meio do e-mail sac@ades.com.br ou pelo telefone 0800-707-0044. Em caso de ingestão do produto, além de também contatar o SAC, é recomendado que se procure um serviço de saúde o quanto antes. 

Receio
 
A aposentada Maria Aparecida Honorato, de 66 anos, voltou para casa ontem de mãos vazias. O suco de soja Ades, preferido do neto Emerson Honorato Taverna, de 3 anos e meio, não foi encontrado em lugar algum. "Ele está acostumado a beber pelo menos 1 litro por dia de qualquer sabor, bebe mais que água. Eu compro quase 30 caixinhas por mês para ele", conta. O episódio do lote contaminado, no entanto, deixou a sorocabana com um pé atrás com relação à marca. "Sabe-se lá se os outros lotes também não estavam contaminados, né? Por receio, vou ficar sem comprar por um tempo", admite a aposentada.

Opinião esta que é compartilhada por outra compradora, que não se identificou. Apesar de não se considerar consumidora fiel da Ades, ela avalia a situação como lamentável: tanto para a empresa quanto para as pessoas que consomem. "Se eu bebesse o suco, demoraria e muito para voltar a comprar qualquer coisa da marca", conclui.
 
O caso
 
A interrupção da comercialização dos produtos deu-se devido a uma falha no processo de limpeza da fábrica de Minas Gerais, que fez com que a solução que era utilizada para higienizar as máquinas (soda cáustica) fosse misturada ao suco. O produto provoca reações locais de queimadura e sua ingestão pode ocasionar lesões na mucosa da boca ou dos órgãos do sistema digestivo, o que pode, inclusive, culminar numa necrose.

Dentre os produtos suspensos, existem 32 variedades de sabor e tamanho. Na lista das unidades de 1 litro estão as de sabor abacaxi, cereais com mel, chá verde com tangerina, chá verde com limão, chocolate clássico, chocolate com coco, frapê de coco, laranja, maçã, manga, maracujá, melão, morango, original, pêssego, shake morango, uva, vitamina de banana, zero frapê de coco, zero laranja, zero maçã, zero original, zero pêssego, zero vitamina banana e zero uva.

Os sabores laranja, uva e maçã da embalagem promocional (leve 1 litro e pague 900 ml) também foram retirados das prateleiras. Já os produtos de 1,5 litros suspensos são os de maçã, uva, laranja e original. As caixas de 200 ml da linha Kids, por sua vez, não foram afetadas pela medida e permanecem à venda.  
 
(Ana Paula Yabiku Gonçalves - programa de estágio)
(Supervisão: Admir Machado)
(Jornal Cruzeiro do Sul)
 

Nenhum comentário: