sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cruzeirão 2012 irá aplicar nova regra

O árbitro Wanderley Orlandi Batista esteve no Congresso Nacional de Arbitragem

Divulgação

O 53º Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão 2012, será disputado sob uma nova regra implantada na modalidade. Ela diminui consideravelmente as possibilidades do goleiro atuar com a bola nos pés e foi informada aos árbitros de todo o Brasil durante o Congresso Nacional de Arbitragem, realizado no último final de semana, em Gramado (RS). O evento teve a participação de Wanderley Orlandi Batista, o Macarrão, presidente da comissão de arbitragem da Liga Sorocabana de Futsal (Lisofus).


Com a alteração na regra, o goleiro, estando em sua quadra defensiva, não pode mais receber a bola se ela for passada por um companheiro de equipe. Caso isso ocorra, o árbitro deve marcar tiro livre indireto no local onde a bola foi tocada.

Na prática, isso significa que o goleiro só poderá jogar com os pés na quadra de ataque, o que provocará significativas mudanças na figura do chamado goleiro-linha, artifício até então muito utilizado nas partidas. "A essência do goleiro-linha é o ataque. Ele tem de entrar para ser um jogador de linha mesmo. Estão cortando ao máximo a atitude daquele que entra para amarrar o jogo", explica Macarrão.

Estando com a bola dominada no ataque, o goleiro também não pode trazê-la até a defesa, sob pena da marcação da falta. Porém, se um jogador da equipe adversária tiver sido o último a tocar na bola, o goleiro poderá tocá-la ou dominá-la normalmente mesmo estando em sua quadra de defesa.

Os detalhes da mudança na regra serão explicados por Macarrão aos árbitros do quadro da Lisofus em reunião marcada para hoje, às 19h30, no CT Marinho. No encontro, Macarrão também contará as impressões que teve na troca de experiências com árbitros de todo o País em Gramado. "Tudo o que a gente vem pensando em fazer em Sorocaba está na linha de raciocínio da maioria", comemora.

O Cruzeirão será aberto na próxima segunda-feira, às 20h, no Ginásio Municipal, com dois jogos: Dago Funilaria Vila Jardini x Refeições Ruth (categoria principal) e Intocáveis São Paulo x Bluval Esporte Clube Pirituba SP (veterano).

O torneio é organizado pela Secretaria Municipal de Esportes (Semes), com apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e patrocínio de Matieli Center, Cacel-Competro, Noma-Sinotruk e Ambient Favorita.

(Jornal Cruzeiro do Sul)


Nenhum comentário: