sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Grupo Caturro Navegantes faz nova viagem pelo rio Sorocaba


Viajar pelos 258 quilômetros do rio Sorocaba pela quarta vez tem sido o atual desafio dos integrantes do Caturro Navegantes. A aventura foi dividida em sete etapas e a quinta foi vencida no último fim de semana, com a navegação de 52 km do trecho entre as pontes do Parque São Bento e da rodovia que interliga Iperó a Boituva.
Segundo Pedro Luiz Almenara, mais conhecido como Zico, integrante do Caturro Navegantes, o objetivo do passeio é observar as mudanças do rio Sorocaba. "É uma oportunidade de conhecê-lo melhor, de interagir com a natureza", diz.
O trecho percorrido no último fim de semana contou com aproximadamente 20 integrantes do Caturro, distribuídos em barcos e caiaques. "O percurso durou dois dias, pois não navegamos à noite e encontramos muitos obstáculos pelo caminho", explica Zico.
A sexta etapa da 4ª Descida do rio Sorocaba está prevista para o fim de outubro. O percurso terá 57 km e será feito em dois dias entre Iperó e Cerquilho, com pouso no bairro Americano, em Tatuí. A última parte ocorrerá no início de dezembro com a conclusão do trecho de 58 km entre Cerquilho e Laranjal Paulista, local da foz do rio Sorocaba.
Paralelamente à descida do rio Sorocaba, o Caturro Navegantes tem desenvolvido um trabalho em Itupararanga. O grupo já coletou a água de nove pontos da bacia para analisar a qualidade do corpo hídrico e percorreu de barco os 192 km de perímetro da represa.
O próximo passo será um sobrevoo de balão para fotografar e filmar a área, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 1 milhão de pessoas na região de Sorocaba. Esse trabalho está previsto para ocorrer em outubro. Na sequência, os integrantes do Caturro Navegantes pretendem visitar oito municípios da bacia de Itupararanga para discutir o que tem sido feito para melhorar a qualidade da água em Itupararanga.

Nenhum comentário: