quinta-feira, 21 de junho de 2012

"A Hora do Chorinho" volta a animar a Praça Pio XII, no domingo (24/06)

Popularmente chamado de chorinho, o "Choro" é um gênero musical que tem mais de 130 anos e fãs em todas as idades. Inspiração de compositores eruditos nacionais e internacionais, tem alguns clássicos obrigatório nas interpretações de grupos musicais dessa linha; "Carinhoso", de Pixiniguinha, é um exemplo.

E para quem gosta do estilo, a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) retoma neste domingo (24) o projeto "A Hora do Chorinho". Iniciado em agosto de 2010, a proposta de difundir esse tipo de música já passou por locais como o Parque da Formosa, na Vila Formosa, pelo Parque João Pelegrini, que fica no Central Parque, o Parque dos Espanhóis, em Pinheiros, e pelo Parque Maestro Nilson Lombardi, no Jardim Ipiranga. No domingo (24), ele volta à Praça Pio XII, em Santa Rosália, a partir das 16h, com o Grupo Quitanda.

Idealizado em 2005 por Evandro Marcolino e Richard Ferrarini, com o objetivo de valorizar e pesquisar aquilo que consideram como "nossa autêntica música brasileira", o Quitanda se apresenta explorando a brasilidade de compositores através de interpretações bem particulares. Composto, ainda, por Guilherme Fanti e Márcio Corrêa, o show - com releituras de composições de Ernesto Nazaré, Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim e Pixinguinha - promete um passeio em parte da história do Brasil através da música.

Ficha Técnica:
Evandro Marcolino: bandolim/violão
Richard Ferrarini: sax/flauta e clarinete
Guilherme Fanti: cavaco
Márcio Corrêa: percussão

Repertório:

01 – Corta-Jaca – Chiquinha Gonzaga
02 – Doce de Côco – Jacob do Bandolim
03 – Provei – Noel Rosa
04 – Com que Roupa – Noel Rosa
05 – Os Cinco Companheiros –  Pixinguinha
06 – Rosa – Pinxinguinha
07 – Os Oito Batutas – Pixinguinha
08 – Assanhado – Jacob do Bandolim
09 – Vibrações – Jacob do Bandolim
10 – Receita de Samba – Jacob do Bandolim
11 – Carinhoso - Pixinguinha
12 – Noites Cariocas – Jacob do Bandolim
13 – Um a Zero - Pixinguinha
14 – Brejeiro - Ernesto Nazaré

Nenhum comentário: