quinta-feira, 21 de junho de 2012

Usina de Biodiesel Móvel estará no Parque dos Espanhóis a partir de segunda-feira (25/06)



Durante toda a semana, além de levar óleo de cozinha usado, a população também poderá conhecer como funciona a unidade. O produto deve estar devidamente acondicionado em garrafas plásticas ou recipientes semelhantes.

A partir desta segunda-feira (25), das 8h às 17h, a Usina de Biodiesel Móvel de Sorocaba estará estacionada no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros. Até sexta-feira (29), a população poderá levar óleo de cozinha usado, residencial ou comercial, para a unidade produzir biodiesel. Além disso, as pessoas terão a oportunidade de conhecer o veículo e acompanhar todo o processo.

Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), a unidade itinerante montada sobre uma carreta é a primeira autossustentável do país, já que todo processo é feito a partir de energia solar e um gerador movido à biodiesel.

Com cerca de 15 metros de comprimento e pesando mais de 15 toneladas, a carreta tem capacidade total de armazenar mil litros de combustível. Em cada batelada, com duração de duas horas, são produzidos cerca de 220 litros. O processo vai desde a filtragem do óleo, aquecimento, misturador de reagentes, decantação, lavagem e emulsão.

Além de conscientizar a população e colaborar na preservação do meio ambiente, dando uma destinação adequada ao óleo, a usina gera uma nova fonte de renda às cooperativas da cidade. Outro benefício é que o biodiesel produzido é utilizado para abastecer a própria carreta e os caminhões do Programa de Coleta Seletiva de Sorocaba.

Construída como uma ferramenta didática, a Usina funciona também como um laboratório itinerante de ciências, permitindo que o processo de conversão seja visível às pessoas.

Escolas municipais, estaduais e particulares interessadas em receber a Usina de Biodiesel Móvel deverá agendar uma visita pelo telefone 3219.2281, da Separ, responsável pela organização logística da unidade. Além das escolas, a unidade também atenderá populares interessados em saber como descartar o óleo de cozinha de maneira responsável e a transformação em biodiesel.

Nenhum comentário: