quinta-feira, 17 de novembro de 2011

"Patrulha Verde" já combateu mais de 900 focos de incêndio neste ano

A 6ª edição da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas "Patrulha Verde" já combateu 913 focos de incêndio até o último dia 13 de novembro em Sorocaba, principalmente na Zona Norte. Criada pela Prefeitura em 2006 para auxiliar o Corpo de Bombeiros nos meses do ano com clima mais seco, a campanha tem como objetivo melhorar a qualidade do ar e diminuir os atendimentos nas unidades de saúde por problemas respiratórios.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) foram combatidos 3 focos em janeiro, 33 em fevereiro, 47 em março, 41 em abril, 84 em maio, 151 em junho, 180 em julho, 136 em agosto, 145 em setembro, 66 em outubro e 27 em novembro (até o dia 13).

Já, em 2010, nesta mesma época, a "Patrulha Verde" identificou e extinguiu 1.970 focos de incêndio, sendo 7 focos em janeiro, 79 em fevereiro, 61 em março, 112 em abril, 154 em maio, 210 em junho, 420 em julho, 496 em agosto, 331 em setembro, 59 em outubro e 41 em novembro.

Coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente, a Patrulha conta com dois pontos de observação, no 5º andar do Paço Municipal e num edifício da Av. Santos Dumont, na Zona Norte, onde agentes municipais atuam diariamente das 10h às 19h. Após identificar pontos de incêndio, por meio de binóculos, e os localizarem em mapas, os agentes comunicam a central do Corpo de Bombeiros do Cerrado e da Patrulha Verde para otimizar o atendimento às ocorrências. Ao ser acionada, imediatamente a Patrulha mais próxima é encaminhada para o combate aos incêndios.

Neste ano, a Sema adotou uma nova estratégia para melhorar o atendimento ao combate às queimadas. As equipes da Patrulha estão descentralizadas, ou seja, passaram a permanecer em três unidades do Corpo de Bombeiros: Éden, Cerrado e Santa Rosália. Ao acionarem a central da Patrulha, uma equipe segue com um integrante do Corpo de Bombeiros.

Ao todo, a "Patrulha Verde" é formada por 12 servidores (3 da Sema, 2 da Secretaria de Segurança Comunitária, 1 da Defesa Civil, 6 do Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que receberam treinamento específico, assim como voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs). Eles portam equipamentos de proteção e de combate às chamas, como bombas costais, facões, botas e abafadores, lanternas, entre outros itens.

Além do trabalho da Prefeitura de Sorocaba, a população também pode ajudar a campanha denunciando incêndios pelo telefone 193 (Bombeiros).

Nenhum comentário: