terça-feira, 20 de março de 2012

Casa de España oferece curso gratuito para descendentes associados

Osvaldo Luiz Daniel Rodrigues, diretor de comunicação da entidade

Por: ERICK PINHEIRO

A Casa de España Don Felipe II de Sorocaba, em parceria com o governo espanhol, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Técnicas de Gastronomia Espanhola, que acontecerá a partir da próxima segunda-feira, dia 26 de março, exclusivo para associados. Serão 200 horas de aulas teóricas e práticas noturnas, três vezes por semana: às segundas, terças e quartas-feiras. Eventualmente, serão marcadas algumas aulas aos sábados.

Em visita ao Jornal Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira, o diretor de Comunicação, Marketing e Eventos da Casa de España, Osvaldo Luiz Daniel Rodrigues, explicou que as aulas serão ministradas por professores qualificados de São Paulo e do curso de Gastronomia da Universidade de Sorocaba (Uniso), além de profissionais da área contratados pela casa.

No final de cada módulo a ser ensinado, os alunos terão a oportunidade de cozinhar um prato espanhol que tenham aprendido durante as aulas. Em seguida, todos os pratos serão degustados. "É um curso dinâmico. Eles vão pôr a mão na massa, aprender os truques e segredos da cozinha espanhola", conta Osvaldo. Após os quatro meses de curso, os alunos receberão um certificado de curso técnico emitido pela Uniso e pelo governo espanhol.

Para o diretor, a finalidade do curso é difundir os hábitos espanhóis entre os descendentes de Sorocaba e região. "Quase 1/5 da população sorocabana é espanhola ou descendente de espanhol, a colônia é muito grande", explica. Além disto, pretende ajudar aqueles que vieram do exterior à procura de oportunidades na cidade. Ao final do curso, estas pessoas sairão especialistas em técnicas e pratos da culinária espanhola podendo, inclusive, se profissionalizar na área.

O governo espanhol, segundo Osvaldo, está preocupado com as necessidades da colônia e, por isso, apresenta oportunidades como esta que devem ser aproveitadas. "Já pensou na culinária espanhola - rica do jeito que é - com um toque do brasileiro?". Ele acrescenta, ainda, que os equipamentos de cozinha da Casa de España também foram financiados pelo governo.

Com quase quatro anos de existência, a Casa de España espera que o Curso Técnico de Gastronomia Espanhola seja tão bem aproveitado quanto o Curso para Formação de Cuidadoras de Idosos, as danças, almoços beneficentes, apresentações da Semana Hispânica e o III Congresso de Mulheres Espanholas no Brasil, que reuniu mais de 200 pessoas em Sorocaba, no final do ano passado.

Espanhóis e descendentes de espanhóis acima de 18 anos que estejam interessados em participar do curso devem comparecer à Casa de España portando RG e CPF originais até sexta-feira, dia 23. A entidade está disponibilizando 30 vagas, que já estão prestes a esgotar. A Casa de España fica na rua Manoel Lopes, 235, na Vila Hortênsia.

(Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: