sexta-feira, 18 de junho de 2010

Programa partidário tucano tenta popularizar o candidato 'Zé Serra'

Num esforço para alavancar a popularidade de José Serra entre as camadas mais pobres, parcela do eleitorado na qual o PT apresenta larga vantagem nas urnas, o PSDB apresentou seu candidato presidencial no programa partidário da sigla, veiculado na noite de ontem em rede nacional de TV, como um homem de família com origem humilde, o Zé Serra. Em dez minutos de programa, o PSDB procurou desconstruir a fama de que Serra é um homem mal-humorado e apostou as fichas nas principais vitrines eleitorais do tucano: saúde e gestão.

Na abertura da peça, veiculada a partir das 20h30, Serra falou sobre a importância de manter um dos programas mais populares e bem avaliados do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Bolsa Família. Eu acho que o Bolsa Família deve ser ampliado, deve ser fortalecido, defendeu, com a seguinte ressalva: Agora, precisa saber fazer ele ir para frente. E eu acho que eu sei. O tucano também abriu o programa com a defesa do ensino profissionalizante e repetiu o slogan de sua campanha: O Brasil pode mais.

Em seguida, Serra foi apresentado como pai de família, marido de Mônica e avô coruja de Antônio, Francisco e Gabriela Ao falar dos netos, ele se emocionou: Quando a tua netinha te liga e fala, ela não me chama de vovô, ela me chama de José, José, você não vem visitar?, o que você fala?

Depois da cena em família, o programa exibiu a Mooca, bairro operário onde o presidenciável nasceu: a casa de fachada azul, a foto da mãe, dona de casa, e do pai, vendedor de frutas. Ao mostrar as fotos, o locutor reforçou a origem humilde do tucano. Como filho de família pobre, Serra também estudou em escola pública.

O PSDB também apresentou Serra como grande líder estudantil e político que lutou contra a ditadura militar - e por isso foi exilado. Em mais um esforço para contrapor a experiência administrativa do tucano a de sua principal adversária na corrida eleitoral, a candidata Dilma Rousseff (PT), o PSDB evidenciou no programa os cargos ocupados por Serra em sua vida pública. A peça mostrou que o tucano foi o deputado constituinte que mais aprovou projetos, o senador mais bem votado do País, o ministro do Planejamento do governo FHC que ajudou a implantar o Plano Real e o melhor ministro da Saúde que o Brasil já teve.

O programa partidário do PSDB ressaltou também os mandatos executivos que Serra desempenhou na Prefeitura de São Paulo e no governo de São Paulo. Numa alusão a um dos famosos bordões utilizados pelo presidente Lula, o candidato tucano foi apresentado como o único governador na história de São Paulo eleito no primeiro turno. E foi explorada uma de suas principais vitrines administrativas: a saúde. O programa mostrou os programas criados pelo tucano quando à frente do Ministério da Saúde e do Palácio dos Bandeirantes. Serra construiu ou reformou mais de 300 hospitais no País inteiro, salientou o locutor. Vacina para gripe ao idoso. Isso não tinha, não. Foi o Serra que fez.(Gustavo Uribe e Elizabeth Lopes - Agência Estado (AE)

Nenhum comentário: