sexta-feira, 18 de junho de 2010

Empresa demite os funcionários

A Indústria de Alimentos Nilza, uma das mais tradicionais produtoras de leite longa vida do País, demitiu os funcionários de sua unidade de Ribeirão Preto (SP) e de Itamonte (MG) e manteve apenas trabalhadores para manutenção e vigilância. De acordo com o Sindicato da Alimentação de Ribeirão Preto, somente na cidade paulista, sede da empresa, foram feitas 135 rescisões.

Segundo o advogado do sindicato, Lucas Terra Gonçalves, a empresa pagou o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e fez as rescisões para que os trabalhadores pudessem solicitar o seguro desemprego. Como a multa de 40% do FGTS não foi paga, entraremos com uma ação, disse Gonçalves. De acordo com o advogado, a empresa deve conseguir um comprador para seus ativos dentro de 30 a 90 dias.

A companhia está parada desde abril, quando suspendeu a captação e o processamento de leite. Para justificar a suspensão da produção, a companhia informou que negociava a venda dos ativos e que não queria ter mais prejuízos nas operações até a conclusão do negócio.

No dia 27 de maio passado, a Justiça de Ribeirão Preto (SP) recebeu pedido de falência da indústria, feito pela Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro Ltda. (Casmil). O pedido foi protocolado e encaminhado ao juiz Héber Mendes Batista, da 4ª Vara Cível do município, que também foi responsável por acompanhar e homologar, em outubro do ano passado, o plano de recuperação judicial da Nilza. Mesmo com o plano aprovado e com a ampliação da produção de lácteos, a Nilza voltou a atrasar o pagamento de fornecedores, o que teria motivado o pedido de falência por parte da Casmil, que tem sede em Passos (MG).(Gustavo Porto (AE)

Nenhum comentário: