sexta-feira, 25 de novembro de 2011

“Ônibus Azul é modelo para todo o país”, diz presidente da Sociedade Brasileira de Urologia

Saiba onde os Ônibus Rosa e Azul estarão na próxima semana

O Ônibus do Homem, unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba, pioneira no Brasil, foi um dos destaques da 33ª edição do Congresso Brasileiro de Urologia, que está acontecendo em Florianópolis (SC) desde terça-feira (22).

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Modesto Jacobino, não poupou elogios ao Ônibus, dizendo aos cerca de 5 mil participantes do evento que ele deve servir de modelo para as cidades de todo o país. Aliás, nesta quinta-feira (24), o Ônibus Azul, como é chamado pelos sorocabanos, foi tema de uma apresentação em plenária.

O coordenador do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (Paish) da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), o urologista Fernando Guimarães Russo, fez a apresentação sobre a experiência do Ônibus do Homem na cidade, representando o prefeito Vitor Lippi e o secretário da Saúde, Ademir Watanabe.

Russo explicou a milhares de urologistas de vários Estados brasileiros e também de outros países que é possível fazer com que o homem se conscientize da importância de cuidar de sua saúde, ainda mais facilitando o acesso aos serviços à população masculina. "O Ônibus do Homem ajudou o sorocabano entender que ele deve cuidar da saúde. A unidade móvel foi a melhor forma que a Prefeitura encontrou para chamar a atenção do homem em relação aos cuidados preventivos", destacou.

O coordenador do Paish mostrou ainda, ao público presente, os resultados positivos do Ônibus do Homem em pouco mais de um ano de funcionamento: desde agosto de 2010, quando foi inaugurado, até outubro deste ano foram realizados 32.942 atendimentos. Deste total, 10.131 foram consultas médicas.

O ônibus atravessa fronteiras

O Ônibus Azul está exposto desde terça-feira no Centro de Convenções de Florianópolis, quando teve início o Congresso, e ficará à disposição dos médicos até sábado (26), quando o evento será encerrado. Desde então, centenas de pessoas, de vários Estados, como Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Santa Catarina, Paraíba, Acre, entre outros, conheceram a unidade e, não só a aprovaram, como garantiram que levarão a experiência de Sorocaba para suas cidades.

Os médicos urologistas Reynaldo Franco e Humberto Vieira Coelho, ambos de João Pessoa (PB), não pouparam elogios à unidade móvel da Prefeitura de Sorocaba. "Foi uma ideia excelente, fantástica! Gostamos tanto que vamos levar ao secretário da Saúde de João Pessoa", disse Reynaldo que, inclusive, tirou fotos de dentro e de fora do ônibus. "Queremos que o governo da Paraíba crie cinco ou seis unidades como esta, para levar os serviços de saúde à população masculina de todo o Estado", complementou Humberto.

Walter Arashiro, urologista da capital paulista, também foi conhecer o Ônibus Azul. "Eu já tinha ouvido falar desta unidade móvel de Sorocaba e quis conhecê-la de perto. Este ônibus deve servir de modelo para outras cidades brasileiras, com certeza", opinou.

A mesma opinião tem o presidente da SBU, Modesto Jacobino. Tanto, que ele mesmo, pessoalmente, fez o convite ao prefeito Vitor Lippi para que o Ônibus do Homem participasse do Congresso Brasileiro de Urologia, o terceiro maior do mundo.

"Fiz questão de anunciar várias vezes no microfone da plenária que o Ônibus do Homem de Sorocaba está participando do evento, para que todos tenham a oportunidade de conhecer este programa vitorioso da cidade. O prefeito Vitor Lippi e o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, estão de parabéns por dar esta atenção tão especial à saúde do homem", disse.

Nenhum comentário: