sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Núcleo de Resíduos Eletroeletrônicos de Sorocaba já está reciclando raio-X

Sabe aquele exame de raio-x que você fez há anos e não tem mais nenhuma utilidade? A partir de agora, o munícipe já pode descartá-lo junto ao Núcleo de Resíduos Eletroeletrônicos de Sorocaba, contribuindo na preservação ambiental. Se jogadas no lixo comum, as chapas contaminam o solo e a água, pois contém metanol, amônia e metais pesados, como a prata.

A iniciativa da Prefeitura de Sorocaba faz parte das ações do Programa Municipal de Coleta Seletiva, com o objetivo de evitar a contaminação do ambiente com os produtos tóxicos presentes na radiografia. Para o secretário de Parcerias (Separ), Fernando Oliveira, "com essa iniciativa esperamos conscientizar a população sorocabana e incentivar o descarte correto do produto".

A separação dos grãos de prata, presente no raio-x, pode acontecer por meio de um processo que utiliza altas temperaturas e dá origem a "escamas" do metal ou ainda por um processo de banho químico. Os grãos de prata podem ser usados na fabricação de joias e talheres, por exemplo. Já o plástico que sobra (o suporte das chapas) pode ser reaproveitado em embalagens, capas de caderno e fichários.

Para dar a destinação correta ao produto, o munícipe pode levá-los até o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos ou verificar se o caminhão da coleta seletiva passará pelo seu bairro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3325-5961. A unidade fica na Rua Ourinhos, 241, no Jardim Iguatemi.

O Núcleo

Inaugurado em 2010 pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias, o Núcleo de Resíduos Eletroeletrônicos visa dar uma destinação a este tipo de resíduo, ajudando a preservar o meio ambiente. Todo material eletroeletrônico recolhido na cidade é encaminhado à reciclagem, gerando mais oportunidades às cooperativas. De acordo com a Separ, até este momento já foram recolhidos mais de 200 toneladas de material no Núcleo.

As Casas do Cidadão e os terminais de ônibus da cidade são postos de coleta de pilhas e baterias. Quem tiver um computador velho, um ventilador sem uso ou ainda uma televisão sem funcionar, pode levar estes aparelhos até o Núcleo de Resíduos Eletroeletrônicos ou verificar se o caminhão da coleta seletiva passará pelo seu bairro.

Nenhum comentário: