sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Integração de bicicleta, skate e patins é atração do Via Viva

Integração de bicicleta, skate e patins é atração do Via Viva

A programação de esportes, lazer e cultura do Via Viva terá uma novidade neste domingo (25). Em uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Social do Comércio (Sesc), a comunidade poderá participar na Av. Itavuvu de atividades esportivas monitoradas, que integrarão bicicleta, skate e patins. A 28ª edição do projeto ainda apresentará, das 8h às 13h, dicas de saúde, com orientações sobre prevenção e tratamento do diabetes, higiene bucal, aferição de pressão arterial, alongamento e orientações posturais.

A cada domingo, o Via Viva tem levado à avenida de três a sete mil pessoas, conforme dados da Secretaria de Esporte (Semes). A Itavuvu permanece fechada ao trânsito de veículos entre 8h e 13h, num trecho de 2 km, entre a UPH Zona Norte e a Av. Atanásio Soares, para possibilitar ao sorocabano se divertir com a família, caminhar, correr, andar de bicicleta, skate ou patins e, ainda, passear com seu animal de estimação.

Para se divertir, as crianças podem brincar com pintura facial, brinquedos infláveis, jogos de basquete, damas, xadrez, pebolim, tênis de mesa e a Escola do Pedala, com orientações sobre segurança no trânsito. O projeto mantém também uma "Academia ao Ar Livre", empréstimos de livros pelo programa móvel do "Vai e Vem" e a unidade Sabe Tudo, que fica próxima à avenida e que oferece acesso à internet e espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia.

A estrutura oferece nove banheiros em três pontos da avenida e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida e das vias ao redor; além da presença de equipes e unidades móveis da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para segurança das pessoas.

A Semes solicita aos participantes que forem passear, caminhar, brincar ou mesmo praticar a corrida ao longo da avenida que procurem manter a direção das vias (são duas pistas e seu uso deve ser igual ao utilizado pelos veículos). Aos ciclistas a orientação é a mesma, além de não empinarem as bicicletas e de terem prudência ao transitar pela avenida em respeito e segurança das pessoas que estão participando do evento.

Nenhum comentário: