O objetivo do curso é capacitar pessoas que já atuam ou que pretendem começar a atuar na rede de atenção à dependência química. O encontro deve reunir pessoas de vários lugares do Brasil, a exemplo de anos anteriores.
Para isso, a partir de terça-feira (29), das 19h às 22h30, serão apresentadas palestras com profissionais e especialistas de instituições de ensino, como a Unifesp, e também de clínicas de tratamento. "Vamos abordar diversos temas, como a questão dos filhos dos dependentes, a abordagem de um adolescente dependente químico, como convencer um tabagista a procurar um tratamento, entre outras questões", conta Maria Clara Schnaidman Suarez, presidente do Comad.
Realizado com apoio da Prefeitura de Sorocaba, o evento é gratuito e acontecerá até o dia 2 de dezembro. Ao todo, são 180 vagas. Para participar, o interessado deve comparecer ao local do evento das 17h às 19h, com 1 kg de alimento não perecível (exceto sal). Os produtos arrecadados serão destinados à Casa do Menor de Sorocaba.
A unidade Seminário da Prefeitura fica na Av. Dr. Eugênio Salerno, 100, no Centro. Segue abaixo a programação completa do curso:
Dia 28 (segunda-feira)
Abertura - Caio Westin, diretor do Núcleo de População Mais Vulneráveis do Programa DST/Aids do Estado de São Paulo
Dia 29 (terça-feira)
19h – Tabagismo – Dra. Marta Kalil, médica pneumologista da Sociedade Brasileira de Pneumologia
21h – Tipos de Tratamento – Cláudia de Oliveira Soares, psicóloga e diretora Terapêutica da Clínica Terapêutica Viva.
Dia 30 (quarta-feira)
19h – Filhos de dependentes – Flávio Felix, coordenador do Centro Utilitário de Intervenção e Apoio aos Filhos de Dependentes Químicos – CUIDA
21h – Drogas e Dependência Química – Dra. Alessandra Diehl, psiquiatra da Uniad/Unifesp e especialista em dependência química, autora do livro "Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas".
Dia 01 (quinta-feira)
19h – Reinserção Social – Tifani Declaira Paulinni, socióloga e gerente do Espaço de Convivência Santa Cecilia (a Tenda), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para atendimento a população em situação de rua no centro da cidade de São Paulo.
21h – Prevenção no ambiente de trabalho – Luca Santoro Gomes, jornalista e especialista em Dependência Química.
Dia 02 (sexta-feira)
19h – Abordagem na Infância e Adolescência – Dr. Daniel Cruz Cordeiro, médico e especialista em dependência química, autor do livro "Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas".
21h – Abordagem familiar –Dr. Sérgio Hübner, médico sanitarista de Sorocaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário