sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Alunos do Antônio Padilha participam de campanha de doação

Por: Divulgação

As atividades do Dia Nacional do Doador de Sangue no Hemonúclo de Sorocaba, nesta sexta-feira (25), foram marcadas pela adesão da população, especialmente de um grupo de 60 alunos da Escola Estadual Antônio Padilha. Os estudantes se reuniram para doar sangue pela primeira vez, em uma ação que é o desfecho de um programa criado pela professora Marcilene Damásio há 8 anos. "O conceito de cidadania é trabalhado durante todo o ano. Explica-se a importância social do ato, e também são dadas muitas informações a respeito do procedimento, porque muitos deles tem medo de doar sangue", relata a professora. Marcilene deixou de dar aula na escola, porém, passou o projeto para a irmã, e também professora da instituição, Ana Paula Damásio. "Ainda participo todos os anos. Eu e minha irmã doamos sangue junto com os alunos", conta Marcilene.
Entre os jovens que participaram das atividades estava Arnaldo da Silva Pontes, de 63 anos. A primeira vez que o aposentado doou sangue foi há mais de 30 anos. "Fui umas das primeiras pessoas de Sorocaba à doar plaquetas quando a máquina coletora chegou aqui. Agora faço a doação de plaquetas de quinze em quinze dias. Já até marquei a próxima doação", relata o aposentado que compareceu ao hemonúcleo acompanhado da filha Denise Masque Pontes, 39 anos. "Também sou doadora de sangue há muitos anos. Meus irmãos e minha mãe também doam regularmente", diz. Para a família, o hábito é levado à sério. "Uma vez meu carro teve problemas quando estava a caminho de fazer a doação. Mesmo assim não desisti de doar, leveram o carro e eu vim para cá", lembra Denise.

Segundo expectativas da captora de doações do hemonúcleo, Ana Maria Cruz, aproximadamente 180 pessoas doariam sangue durante a campanha de hoje. "A média de doaçoes diárias costuma ser 70, sendo que ultimamente atendíamos cerca de 50 pessoas por dia. Por isso estamos muito satisfeitos com os resultados dessa campanha. Esperamos que as pessoas continuem participando nos próximos dias, quando chegam as festas de final de ano a demanda por sangue aumenta", diz.

Nenhum comentário: