Show com Jota Quest, Toni Garrido e Ana Cañas terá participação especial da Bachiana Chamber Orchestra, com regência do Maestro João Carlos Martins, dia 2 de agosto. |
Blog Destinado a discutir problemas do nosso dia-a-dia como Esporte, Saúde, Política, Tv, Cinema e o cotidiano da cidade de Sorocaba e do País.
sábado, 25 de julho de 2009
Projeto Telefônica Trio Ton Em Sorocaba
Futebol E Suas Aberrações
No PAÍS em que a crise internacional vem trazendo impactos devastadores sobre a economia interna, provocando a demissão de milhares de trabalhadores, a exemplo do que ocorre atualmente com a ZF do Brasil em Sorocaba, além de ter grandes parcelas da população vivendo na míngua e lutando de todas as formas por uma sobrevivência digna, morrendo nos corredores dos hospitais públicos por falta de atendimento médico adequado; num País onde crianças e adolescentes se aventuram cada vez mais cedo em direção ao mundo das drogas e da criminalidade, empurrados pela necessidade de conseguir algum dinheiro, e onde aposentados ganham uma ninharia após anos e anos construindo a grandeza da Nação, sem se falar dos milhares de jovens que se formam anualmente nas universidades e não encontram emprego nem como auxiliar de faxineiro; num País em que cientistas e pesquisadores são requisitados para trabalhar no exterior porque por aqui o seu valor não é reconhecido, e onde os professores são humilhados pelos baixos salários que recebem, apesar de tudo aquilo de bom e de útil que representam para a sociedade, não deixa de ser VERDADEIRO ABSURDO um técnico de futebol ganhar R$ 450 mil por mês, além de premiações, direito de imagem e outras mordomias. Acontece num País em que todos vivem uma total insegurança, entregues à própria sorte e não sabendo se conseguirão chegar vivos em casa após um dia de trabalho estafante. Mas esse benefício é muito pouco, principalmente para as pessoas mais necessitadas e que lutam desesperadamente para sobreviver num País onde as desigualdades e as injustiças sociais prevalecem de forma tão ostensiva. Falar o que, por exemplo, de um empresário do porte de Antônio Ermírio de Moraes, que produz bens que todo o Brasil utiliza e emprega cerca de 50 mil pessoas em suas empresas, além de pagar milhões e milhões de reais em tributos para o governo destinar aos serviços públicos essenciais? Quantos não são os dirigentes que ganham com tudo isso? Pior ainda: os torcedores morrem e matam dentro e fora dos estádios de futebol. |
Carências Sociais e Os Seus Problemas
Tornou-se uma cansativa rotina, ao longo dos últimos anos, ler jornal ou ligar a televisão e se dar conta de uma série de notícias sobre a violência. São situações cada vez mais absurdas que passaram a fazer parte do nosso cotidiano em qualquer lugar do Brasil. E, junto com o conformismo da sociedade, os índices de criminalidade não param de aumentar. A partir disso, vivemos em um complexo paradoxo, onde, ao invés de se dar uma base para toda a população, objetivando-se a diminuição dos crimes, os sistemas sociais simplesmente se tornam muito mais ineficientes. Existe uma longa série de violências no cotidiano dos brasileiros, como a miséria, a falta de serviços públicos adequados, os impostos além da conta, a desagregação familiar e a falta de emprego, entre tantas outras. Mas quase ninguém percebe que tudo isso acaba gerando uma série de conseqüências imprevisíveis. Enquanto ninguém quer ser vítima das enchentes, dos desmoronamentos de morros sobre vítimas inocentes ou de outras formas de violência da natureza, procurando-se a todo custo mecanismos para evitar que ocorram, o Brasil praticamente não faz nada de mais eficiente para enfrentar as mais diversas manifestações de violência humana. Em vez de bradar contra a violência da natureza, o importante é dela se proteger por meio de diques, barragens, dispositivos contra incêndios e rios desassoreados, tentando, inclusive, se antecipar aos fenômenos através das pesquisas meteorológicas. Na maioria das vezes, por não terem emprego, estudo e outras oportunidades, elas enveredam para o lado da violência, das drogas e da degradação humana para suprir suas próprias carências sociais, emocionais e psicológicas. O que é preciso, de uma vez por todas, é a mudança do sistema vigente, que não gera oportunidades para quem mais precisa e não possibilita uma mobilidade social que possa contribuir para encontrar uma solução para o problema. |
ALL Abre Inscrições Para Trainee
A ALL – América Latina Logística inicia no próximo mês o Programa de Trainee ALL 2010. As inscrições vão de 1º a 31 de agosto e podem ser feitas pelo site (http://www.alltrainee.com/). As vagas são direcionadas a graduados ou pós-graduados em qualquer habilitação nos anos letivos entre dezembro de 2006 e de 2008, que possuam inglês fluente, domínio das ferramentas de informática e disponibilidade de mudança para outras cidades. |
Escolas Técnicas De Sorocaba
Merece não passar despercebida a notícia de que as duas escolas técnicas de Sorocaba a Fernando Prestes e a Rubens de Faria e Souza vão ser ampliadas e dobrar a sua capacidade para o atendimento de um número bem maior de alunos, tudo através de um convênio entre a Prefeitura e o Centro Paula Souza. Considerando-se a importância das duas escolas para a formação profissional, trata-se, evidentemente, de uma iniciativa que realmente merece destaque, já que vem ao encontro das necessidades de adolescentes e jovens que precisam se inserir no mercado de trabalho. Quando abaixa, são poucos índices, que nem dá para dar importância. Via de regra, sem dinheiro, o desespero bate às portas e entra no coração das pessoas, que acabam sendo obrigadas a se esconder por vergonha, a recuar, a perder os próprios direitos e até a vontade de viver, gerando uma série de conflitos principalmente dentro de casa. Hoje, as oportunidades que aparecem exigem uma preparação que muitos não têm condições de possuí-la, ficando sem perspectiva alguma de emprego. E é nessa hora que escolas profissionalizantes de relevância, como a Rubens de Faria e Souza e a Fernando Prestes, mostram o seu valor, proporcionando cursos de alta qualidade a todas as pessoas interessadas em abraçar uma profissão. Com elas, aumenta e muito a chance dos jovens de conseguir a tão almejada colocação no mercado de trabalho. |
terça-feira, 21 de julho de 2009
11.ª Edição Do Seminário Internacional De Educação De Sorocaba 2009
A cerimônia será presidida pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB) e será marcada também pela Conferência ‘Gestão Educacional no Ritmo do Jazz, com Marcelo Torres & Jazz Band.
O Seminário traz como destaque internacional Larry J. Koenig, PhD em Terapia de Família, criador do ‘Up with Youth Program, autor do livro ‘Happily married for life (Felizmente casado pela vida) e criador da ‘Disciplina Smart.
Reflexões Nos Tempos Modernos
Importância da Semana do Livro
Semana Do Livro 2009 em Sorocaba
Um seminário sobre Pesquisa Aplicada à Criação Literária abre hoje, às 14h, na Fundec, a 5ª Semana do Escritor.
Às 15h10, a escritora Maria Aparecida Almeida Dias de Souza, membro do Colégio Brasileiro de Genealogia e da Associação Brasileira dos Pesquisadores em História e Genealogia, fala sobre História de Família, explicando, a partir de sua experiência pessoal, como iniciar e desenvolver uma pesquisa genealógica.
Na sequência, às 19h, acontece a cerimônia de abertura, com a declamação da letra do Hino Nacional, pela jornalista Ângela Fiorenzo. Às 20h, o músico Carlos Madia apresenta o seu trabalho de composição.
Paralelamente, ocorre o lançamento da coletânea Êta Trem Bão, Sô! Volume II, de diversos autores, com organização de Lourdinha Blagitz, presidente do Instituto Literário Paulo Tortello - Poesia em Debate. Às 21h, será lançada a obra Arroubos Poéticos, de Edival de Moraes Blagitz, marido de Lourdinha e membro do Instituto.
Programação
Em continuidade à programação, amanhã, às 15h, será realizada a palestra Leitura e contação de causos. Atividades antagônicas ou complementares?, com a escritora Débora Brenga e a acadêmica Myrna Ely Atalla Senise da Silva.
Às 16h, é a vez de Gilberto Tenor abordar o tema Iconografia Sorocabana. Imagens de Sorocaba através do tempo. Às 17h, acontece a participação artística dos poetas e escritores da Unidade de semiliberdade - Refúgio.
Palestra sobre Livro Multimídia, com o presidente da ONG Projeto Pérola, Jorge Proença, é a atividade programada para as 18h.
Às 20h acontece o debate Médicos em Mesa Redonda sobre Literatura, com os doutores Edgard Steffen, João Rozas Barrios, Maria do Patrocínio Santos Maia Lopes (Neta), Mario Cândido de Oliveira Gomes, Sérgio Borges Bálsamo, Willy Marcus França, e Yara Ferreira Caetano. A coordenação é de Mylton Ottoni.
Na sexta-feira, às 14h, a agenda será aberta pela palestra Iconografia da Igreja de Santana, do Mosteiro de São Bento. O que nos dizem suas imagens, telas e peças utilizadas nas celebrações religiosas, com a acadêmica Nancy Ridel Kaplan.
Às 15h, ocorre a palestra Marcas da Pré-História na região de Sorocaba, com o pesquisador Adolfo Frioli.
Às 18h, o advogado Carlos dos Santos Penha aborda o tema A origem e a trajetória histórica confirmam a importância e o valor dos Negros para o Brasil.
Como editar um Livro é o tema da abordagem que o editor Mylton Ottoni faz às 19h.
A agenda do último dia da Semana do Escritor, no sábado, será aberta às 14h com a palestra A cidade ferroviária. As múltiplas funções sociais e econômicas da Estrada de Ferro Sorocabana, de Maylasky à Ferroban, com o acadêmico Geraldo Bonadio.
Às 15h acontece a mesa redonda Problemas do escritor sorocabano. Produção, financiamento e distribuição do livro independente, sob a coordenação da Academia Sorocabana de Letras.
Às 18h será lançado o livro Acampamento: A prática de um jogo possível - Um exercício de convivência, da professora Renata Cristina Rogich Mereghi.
Às 19h30 será realizada a palestra Qualidade de Vida e Comportamento Mental, com o empresário George Daniel Fekete.
Parque Kasato Maru
terça-feira, 14 de julho de 2009
Metropolização
Agenda
Hoje, a partir das 19h30, no Parque dos Espanhóis, acontece a terceira edição do projeto Terça Sertaneja (sempre nas segundas terças-feiras do mês). Nesta noite, o show ficará por conta do Grupo de Viola Caipira de Sorocaba, sob regência de Ricardo Anastácio. O grupo é formado de 40 alunos das oficinas da Linc (Lei de Incentivo à Cultura, de Sorocaba), que aconteceram no início do ano. A entrada para a apresentação é franca. O Parque dos Espanhóis fica na Rua Campos Salles, em Pinheiros, e conta com estacionamento gratuito de fácil acesso.
São Paulo prepara festa para homenagear Luiz Gonzaga
A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo realiza, entre 17 e 19 de julho, uma homenagem a Luiz Gonzaga, no Vale do Anhangabaú, no centro da capital, com mais de 35 atrações culturais, durante os três dias de celebração. De acordo com informações da pasta, o objetivo do evento é valorizar e reforçar as tradições nordestinas no Estado por meio do artista, considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira. Serão três dias de apresentações com artistas da cultura nordestina como Elba Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Antonio Nóbrega, Trio Virgulino e outros. O público poderá ainda assistir às bandas Cordel do Fogo Encantado, Carlinhos Antunes e Quinteto Mundano, Nicolas Krassik e Cordestinos. Os clássicos do frevo, da música popular e de grandes compositores serão interpretados pela Orquestra Popular do Recife, sob a regência do maestro Ademir Araújo.
Convites para show de Paula Toller continuam à venda
O show da cantora Paula Toller, que acontece no dia 24 no Ipanema Clube, está marcado para as 22h e os convites continuam à venda a partir de R$ 60 (não-sócio) e R$ 40 (sócio). Reservas de mesas pelo telefone (15) 3519-4330. Assinantes do Jornal Cruzeiro do Sul têm 15% de desconto nos ingressos de pista. A produção do show é da Cerquetto Comunicação e outras informações podem ser obtidas no site http://www.cerquetto.com.br/paulatoller/ ou pelos telefones (15) 3519-4330 e (15) 3321-1125.
Ainda restam ingressos para espetáculo de ópera
A ópera Cosi Fan Tutte, de W. A. Mozart (com direção e narração de Mauro Wrona), será apresentada no dia 25 (sábado) às 21h no Teatro Municipal. A produção é da MdA e dá continuidade a sua Temporada Cultural. Os ingressos já estão à venda na Livros e Cia (Esplanada Shopping; telefone 3233-5165) e custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Assinantes do Jornal Cruzeiro do Sul têm descontos de 20%. Mais informações: MdA (15) 3211-1360 ou www.mdainternational.com.br
Projeto Superférias
O Projeto Superférias, promovido pela Prefeitura de Sorocaba através das secretarias da Cultura e da Educação, realiza a partir de hoje as inscrições das crianças que desejam participar do evento que acontecerá entre os próximos dias 20 a 25.
Nesta edição, os núcleos do ‘Superférias são: Escolas Municipais Walter Carretero (Ana Paula Eleutério), Luiz de Almeida Marins (Júlio de Mesquita), Hélio Rosa Baldi (São Guilherme), Basílio Costa Daemon (Paineiras), Zilah Dias de Melo (Santo André), Quinzinho de Barros (Vila Hortênsia), Oswaldo Duarte (Wanel Ville 2), Ary de Oliveira Seabra (Cajuru), Tereza Ciambelli (Nova Sorocaba), Maria de Lourdes M. Martinez (Santa Bárbara), Maria Ignês Figueiredo Deluno (Mineirão) e Avelino Leite de Camargo (Nova Esperança); além do Parque dos Espanhóis (Barcelona), Biblioteca Infantil Municipal (Centro) e Centro Esportivo Brigadeiro Tobias (Brigadeiro Tobias).
De acordo com o secretário da Cultura, Anderson Santos, o objetivo é incentivar práticas de cultura e lazer, o desenvolvimento de forma criativa aprimorando a cooperação, solidariedade, liderança e autonomia.
Monitores voluntários
Ainda restam cerca de 50 vagas para os interessados em atuar como monitores voluntários durante o ‘Superférias. As vagas são para os núcleos do Jardim São Guilherme, Ana Paula Eleutério, Parque dos Espanhóis, Cajuru, Nova Esperança, Vila Hortênsia e Brigadeiro Tobias. Os candidatos devem ter acima de 16 anos e ter concluído o Ensino Fundamental (8.ª série).
Até o dia 18, os inscritos passarão por uma capacitação com palestras e oficinas sobre ética profissional, planejamento, jogos teatrais, atividades lúdicas, motivação, gincanas, brincadeiras e atividades esportivas, que serão ministradas por profissionais envolvidos na coordenação geral do projeto e convidados.
Investimentos
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Dia De Pizza
Por ano, o setor movimenta mais de R$ 4 bilhões, de acordo com a Associação das Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo - Apuesp. Com números tão impressionantes não é de se estranhar que o Dia da Pizza tenha nascido em terras brasileiras, mais precisamente na cidade de São Paulo.
Os sabores tradicionais são sempre os mais pedidos, conforme conta Airton, mas alguns dos mais sofisticados feitos naquela pizzaria também são sucesso. Nossa pizza chamada Oriente, que é um trio de funghis (shimeji, shitake e cogumelo), e a de alcachofra são muito pedidas, destacou.
Mesmo assim, Airton acha que o sorocabano é mais conservador e prefere não se aventurar muito nos sabores. Eu já visitei pizzarias em outras cidades que tinham no cardápio, pizzas recheadas de linguiça de javali ou de pétala de flores com queijo cremoso.
Outra demonstração de que em Sorocaba as pessoas preferem o tradicional, é a grossura da massa. Aqui a massa da pizza deve ser média, isto é, nem muito fina, nem muito grossa.
Embora os italianos digam que a verdadeira pizza têm uma generosa base, o brasileiro - e aí inclue-se o sorocabano - gosta mesmo da redonda com a massa de média para fina.
É uma questão de cultura ou de paladar mesmo. Há quem ache inconcebível comer pizza com catchup, mas no Rio de Janeiro, não há cantina italiana que sirva esse prato sem o condimento.
Na verdade, o que importa - e isso é opinião de todos - é a qualidade. Para isso, é preciso capricho em todas as etapas, conforme diz Airton. A massa - aberta na mão - deve ter a textura exata, o molho de tomate deve ser natural e fresco, e o recheio farto e de primeira qualidade. Uma coisa sem a outra não adianta, explica. A qualidade dos produtos é quase uma garantia de que o cliente ficará satisfeito, opina Erik.
As vendas de pizza se aquecem no sábado, mas quem é que rejeita um pedaço de pizza, quentinho e saboroso em qualquer outro dia da semana? É claro que uma redonda feita por profissionais tem um sabor mais apurado, mas mesmo as outras (feitas em casa, congeladas, compradas no supermercado, etc), simples com molho e queijo ou sofisticada acrescida dos mais variados recheios, salgados e até doces também têm o seu charme.
Eleições Modernas
País Correto e Ético
Alunos Inadimplentes
Dados recentes divulgados pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior do Estado de São Paulo, que reúne mais de 500 faculdades, dão conta de que houve um grande aumento de alunos inadimplentes no ano passado. O não pagamento de mensalidades cresceu quase 25% em comparação com 2007.
E só no primeiro bimestre de 2009 a inadimplência registrada foi de 11%, se comparada com o mesmo período de 2008. Trata-se de uma boa amostra das sérias dificuldades que os estudantes estão tendo para manter em dia as mensalidades escolares. Naturalmente, não se trata de nenhuma novidade, mas o fato é que a situação está ficando cada vez mais difícil para quem pretende concluir um curso universitário.
Muita gente reclama do alto custo das mensalidades, mas, na verdade, uma das causas principais é a abusiva carga tributária imposta ao setor educacional e que acaba sendo repassada para os estudantes. Falamos de uma adversidade que há muito complica a vida do País e ninguém consegue encontrar um meio termo para torná-la menos desgastante. Os anos passam, entra e sai governo, mas a situação continua a mesma, com os estudantes e seus pais sendo obrigados a fazer de tudo para manter as mensalidades em dia.
Infelizmente, isso não tem sido possível, como revelam os dados da inadimplência existente no setor. Por causa da crise internacional, o governo acabou reduzindo o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos veículos, do material de construção e dos produtos da chamada linha branca (geladeiras, máquinas de lavar, etc.), mas não teve a mesma iniciativa com relação a todos os demais setores que movimentam a economia nacional, muito menos no que diz respeito ao setor educacional, que continua com uma carga tributária das mais elevadas.
A indústria automobilística e outras grandes empresas foram beneficiadas, mas os estudantes continuam levando a pior. O fato é que o excesso de tributos não deixa de ser um castigo para os estudantes, trabalhadores e todos os setores produtivos. Ao contrário dos discursos oficiais, as classes menos favorecidas são as que acabam pagando mais impostos, que nunca param de crescer. A população nem sempre percebe, mas, como revelam as pesquisas, a maior parte da tributação imposta às camadas mais pobres da população é provocada pelos chamados impostos invisíveis, embutidos em todos os produtos e serviços, como o IPVA, IPI, ISS, ICMS, PIS e Confins, entre outros.
Não é brincadeira tudo aquilo que os governantes arrecadam às custas da população mais simples e, especialmente, dos alunos de todos os segmentos de ensino. Ao invés de cortar gastos, evitando, principalmente, a criação de novos cargos comissionados que não servem para nada, o governo tira recursos de pessoas que não têm renda suficiente para nada. O governo costuma fazer alarde em torno de projetos sociais, como a distribuição do Bolsa Família para cerca de 11 milhões de pessoas, mas não diz que retira muito mais, em forma de impostos, de milhões e milhões de famílias de baixa renda, inclusive dos estudantes, que passam anos e anos nos bancos escolares e quando saem dificilmente encontram alguma oportunidade compensadora no mercado de trabalho.
Na realidade, o que falta aos governantes brasileiros é mais racionalidade, sensatez e responsabilidade.