sexta-feira, 10 de julho de 2009

Dia De Pizza


Um ditado brasileiro recente diz que pizza, até quando é ruim, é boa! Tanto que o Brasil já é considerado um dos países que mais consomem pizzas no mundo. Para suprir a necessidade dos brasileiros, 32.600 estabelecimentos estão registrados como pizzaria no país, 7 mil delas somente na capital paulista, sem incluir nesse número as cerca de 1,5 mil que funcionam na informalidade.
Por ano, o setor movimenta mais de R$ 4 bilhões, de acordo com a Associação das Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo - Apuesp. Com números tão impressionantes não é de se estranhar que o Dia da Pizza tenha nascido em terras brasileiras, mais precisamente na cidade de São Paulo.
Foi em 1985, que o então secretário de turismo da cidade, Caio Luís de Carvalho, instituiu o 10 de julho como dia especialmente dedicado à redonda tão querida dos paulistas depois de um concurso que elegeu as 10 melhores receitas de pizzas.
Em Sorocaba, de acordo com os registros da Prefeitura, 17 estabelecimentos são pizzarias (sem contar as informais), mas outros 183 constam como restaurantes. Embora não seja possível precisar quantos são, muitos desses mantêm em seus cardápios as famigeradas redondas. Nas pizzarias da cidade, o dia da pizza é o sábado, quando os pedidos triplicam em relação aos outros dias da semana, conforme afirmam os proprietários desses estabelecimentos.
Fazemos uma média de 300 pizzas por sábado, contando as entregas e as servidas no salão, afirma Airton Corrêa Costa, que ao lado do sócio Marcos Antonio Montoro são proprietários da Aspásia.
Os sabores tradicionais são sempre os mais pedidos, conforme conta Airton, mas alguns dos mais sofisticados feitos naquela pizzaria também são sucesso. Nossa pizza chamada Oriente, que é um trio de funghis (shimeji, shitake e cogumelo), e a de alcachofra são muito pedidas, destacou.
Mesmo assim, Airton acha que o sorocabano é mais conservador e prefere não se aventurar muito nos sabores. Eu já visitei pizzarias em outras cidades que tinham no cardápio, pizzas recheadas de linguiça de javali ou de pétala de flores com queijo cremoso.
Na Pizzaria Marcielli também há diversificações no cardápio que chamam a atenção dos clientes. Temos a espanhola feita com jamom ibérico, mussarela da búfala e rodelas de tomate e a de funghi feita de shitake e shimeji puxada no shoyu que os clientes gostam muito, afirmaram os primos, Erik Maciel Fagundes Dias e Bruno Rauen Maciel Tomé, donos daquele estabelecimento. Eles compartilham da opinião de Airton e afirmam que nada bate a boa e velha tradição das pizzas de mussarela, calabreza, portuguesa e marguerita.

Outra demonstração de que em Sorocaba as pessoas preferem o tradicional, é a grossura da massa. Aqui a massa da pizza deve ser média, isto é, nem muito fina, nem muito grossa.
Embora os italianos digam que a verdadeira pizza têm uma generosa base, o brasileiro - e aí inclue-se o sorocabano - gosta mesmo da redonda com a massa de média para fina.
É uma questão de cultura ou de paladar mesmo. Há quem ache inconcebível comer pizza com catchup, mas no Rio de Janeiro, não há cantina italiana que sirva esse prato sem o condimento.
Da mesma forma que alguns não toleram pizza com carne vermelha porque acham que não combina, há outros que não dispensam uma redonda recheada de estrogonofe por exemplo.
Na verdade, o que importa - e isso é opinião de todos - é a qualidade. Para isso, é preciso capricho em todas as etapas, conforme diz Airton. A massa - aberta na mão - deve ter a textura exata, o molho de tomate deve ser natural e fresco, e o recheio farto e de primeira qualidade. Uma coisa sem a outra não adianta, explica. A qualidade dos produtos é quase uma garantia de que o cliente ficará satisfeito, opina Erik.

As vendas de pizza se aquecem no sábado, mas quem é que rejeita um pedaço de pizza, quentinho e saboroso em qualquer outro dia da semana? É claro que uma redonda feita por profissionais tem um sabor mais apurado, mas mesmo as outras (feitas em casa, congeladas, compradas no supermercado, etc), simples com molho e queijo ou sofisticada acrescida dos mais variados recheios, salgados e até doces também têm o seu charme.
Por conta disso, o ditado que citamos no começo dessa reportagem nunca foi tão verdadeiro e o dia de hoje é apenas mais um motivo para comemorar, porque todo dia é dia de pizza! (Jornal Cruzeiro Do Sul)

Nenhum comentário: