quarta-feira, 2 de junho de 2010

Previsão é de frio para o feriado

O feriado prolongado de Corpus Christi será de frio, principalmente nas madrugadas, segundo o prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta quinta a temperatura sobe um pouco durante o dia mas o aumento de ventos no início da noite culminará em mais uma madrugada fria.

Na sexta a previsão do meteorologista do Inmet, Franco Villela, é de um dia que se inicia com nuvens e prossegue nublando ao longo da tarde. As temperaturas máximas e mínimas devem continuar em 25 graus e 13 graus, respectivamente. No início da noite, são esperadas pancadas de chuva na cidade, de forma isolada. A precipitação deve prosseguir madrugada a dentro, e o sábado começa chuvoso, nublado com possibilidades de aberturas no céu apenas no final da noite.

Para o sábado, adiantou o meteorologista, é esperado também uma queda na temperatura, com bastante frio já durante o dia, quando a temperatura máxima não deve passar dos 20 graus. A mínima dos outros dias deverá se repetir no sábado, mas a noite. É na madrugada de domingo que a queda tende a ser mais contundente. Como explicou Villela, os termômetros em Sorocaba e região poderão cair para os 9 graus. Durante o dia, o frio permanece mas sem chances de chuva. A temperatura máxima também mantém-se em 20 graus.

Seco e frio

De acordo com os meteorologistas do instituto, Sorocaba teve um mês de maio mais seco e mais frio do que os últimos anos. Como explicou o meteorologista, normalmente abril tem mais chuva do que maio, no entanto, em Sorocaba, a situação é contrária. “Chove mais em maio do que em abril”, esclareceu ele. Porém, em 2010, o total de chuvas em Sorocaba ficou bem abaixo da média. No total, foram registrados 30,4 milímetros de chuva no mês enquanto a média é de 70 milímetros. No ano passado, o total acumulado foi de 51 milímetros, também abaixo da média histórica.

Com menos chuva e com mais frio. Assim foi o mês de maio para os sorocabanos. Segundo os dados do Inmet, a média das temperaturas mínimas em 2010 foi de 14,6 graus; no ano passado a média das mínimas ficou em 15,3 graus. Mesmo mais frio do que no ano passado, as mínimas estão acima da média histórica que é de 13,8 graus.“Mas nos últimos anos as médias estão aumentando, menos esse ano que caiu”, falou Villela. Enquanto houve mudança na média das mínimas, a média da máxima não sofreu alteração, permanecendo em 25 graus.

Até o momento, a menor temperatura máxima foi sentida no dia 6 de abril, quando os termômetros marcaram 19,6 graus e a menor mínima no dia 13 de maio quando o frio chegou aos 10,2 graus.

Nenhum comentário: