quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mais de 270 mil sorocabanos foram vacinados

Créditos: Luiz Setti

Após duas prorrogações, a vacinação contra a gripe causada pelo vírus Influenza A/H1N1 terminou oficialmente nesta quarta-feira, dia 02 de junho. Em Sorocaba, seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde informa que continuará atendendo nas próximas semanas os grupos que não atingiram a meta de 80% de cobertura durante o período oficial da campanha que são: gestantes, adultos de 30 a 39 anos e crianças de 2 anos a menores de 5 anos.

Consuelo Matiello, diretora da Vigilância em Saúde, informa que também haverá continuidade da vacinação das crianças que precisam tomar a segunda meia dose da vacina, necessária para a completa imunidade. Esta indicação é válida para menores de 9 anos, respeitando os critérios de indicação de faixa etária e ou de doença crônica para até 9 anos.

Desde o mês de março, quando começou a vacinação contra Influenza A/H1N1, até este dia 01 de junho, 261.307 sorocabanos foram imunizados. Dos oito grupos incluídos na campanha, os constituídos de doentes crônicos menores e maiores de 60 anos, crianças menores de 2 anos, jovens de 20 a 29 anos e profissionais de saúde superaram a meta de 80% de adesão.

Idosos atingiram a meta e vacina está no final

Até esta terça-feira, dia 1 de junho, 47.893 idosos foram vacinados na cidade. Este número corresponde a 80,68% de cobertura e atinge a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde. A imunização dos idosos contra a gripe comum, que foi encerrada oficialmente no dia 21 de maio, está com as últimas doses disponíveis em Sorocaba.

Para organizar a demanda, as doses remanescentes estão sendo aplicadas em seis Centros de Saúde da cidade: CS Escola (avenida Comendador Pereira Inácio, 500 – das 8h às 16h); CS Vila Hortência (rua Teodoro Kaisel, 677 – das 7h às 19h); CS Maria do Carmo (rua Joaquim F. Barbosa, 727 – das 7h às 19h); CS Nova Sorocaba (avenida Americana, 351 – 7h às 19h); CS Márcia Mendes (Praça José A Rabello, 91 – das 7h às 19h) e CS Laranjeiras (rua Sônia Bernuncio, 24 – das 7h às 19h).

Os idosos que ainda não se protegeram e têm interesse de se vacinar devem procurar uma dessas unidades, mas precisam estar cientes de que restam poucas doses.

Nenhum comentário: