quarta-feira, 2 de junho de 2010

Jobim desqualifica trabalho do Ipea sobre aeroportos

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, rebateu hoje, vigorosamente, o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta semana, sobre os problemas nos aeroportos brasileiros. Em entrevista durante divulgação do 10º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Jobim chegou a dizer que o trabalho do Ipea "é totalmente desqualificado".

Jobim gastou vários minutos apontando omissões e supostos erros do estudo do Ipea, relativos tanto à gestão do setor quanto aos investimentos já feitos pela Infraero. O ministro também questionou a principal acusação feita pelo Ipea, de que alguns dos principais aeroportos do país já estão com sua capacidade de operação acima do limite.

Ele afirmou que o Ipea, por exemplo, informou no estudo que a capacidade por hora no aeroporto de Brasília é de 36 pousos e decolagens. "E na verdade é de 45", afirmou. No caso de Manaus, Jobim argumenta que o aeroporto pode realizar 12 operações por hora e não nove, como consta no relatório do Ipea. "Os dados são absolutamente errados", disse.

O ministro negou, mais uma vez, que o governo pretenda privatizar os aeroportos neste momento ou capitalizar a Infraero. Ele reiterou que antes é preciso reestruturar a empresa, já que hoje ela não tem patrimônio. Jobim lembrou que a Infraero é apenas a gestora dos aeroportos e não possui a concessão deles, o que dificultaria uma abertura de capital. (AE)

Nenhum comentário: