quarta-feira, 2 de junho de 2010

Fundec dá início a projeto de Formação Instrumental para Novos Talentos

A Fundec (Fundação para o Desenvolvimento Cultural de Sorocaba) começou a desenvolver neste mês de maio o projeto Formação Instrumental para Novos Talentos, por meio do programa Pontos de Cultura do governo federal, em parceria com o governo estadual.

A iniciativa da fundação foi aprovada no ano passado. O principal objetivo é revelar e formar novos talentos para a música.

No primeiro ano do projeto, serão beneficiados 16 alunos de cordas do IMMS (Instituto Municipal de Música de Sorocaba). Eles foram selecionados por se destacarem entre os talentos que o instituto forma - que, por sua vez, passaram por uma rigorosa seleção publicada em edital para frequentar os cursos da Fundec.

Os alunos do projeto Pontos de Cultura receberam uma bolsa que dá direito a uma aula adicional de instrumento por semana, com duração de 50 minutos.

“Queremos treinar mais o pessoal que tem maior potencial de desenvolvimento. É o nosso reconhecimento perante os alunos que se destacam. E nós esperamos que logo eles possam ser reconhecidos também fora daqui. Essa é a ideia”, afirma Geraldo Ricci, presidente da Fundec.

Os alunos selecionados confirmam a importância da segunda aula semanal. “Esta aula nos ajuda a progredir no instrumento mais rapidamente. O professor consegue dar mais atenção para alguns detalhes e ajudar em técnicas do instrumento. Na prática, faz muita diferença”, afirma Natália Versehgi Silva, 14 anos, que estuda violino há 2 anos.

Isaque Visoto Gambary descobriu o violoncelo no ano passado e pretende ser músico profissional. “Eu tenho certeza de que esse projeto vai me ajudar muito a atingir esse objetivo. A cada aula eu recebo mais informações para me desenvolver no instrumento”, diz.

No segundo ano do projeto, além dos alunos de cordas, haverá sete estudantes de sopro (flauta, clarinete e saxofone) participando do Ponto de Cultura por meio da Fundec. A partir do segundo ano, os 23 contemplados terão, além das aulas de instrumento, aulas de prática de orquestra.

Durante os três anos de projeto, a Fundec receberá dos governos federal e estadual uma verba de R$ 180 mil para dar andamento à iniciativa.

O projeto Pontos de Cultura é uma ação prioritária do programa Cultura Viva, do governo federal, criada para dar recursos a projetos e instalações já existentes. Por meio de iniciativas da sociedade civil, ações que já existem nas comunidades são impulsionadas. O governo estadual é parceiro do governo federal no projeto Pontos de Cultura no Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: