sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sesc Dança promove oficinas e espetáculos

Divulgação

A dança dá tom da agenda do Sesc Sorocaba desta 6ª feira (23) até domingo (25). Estarão na cidade para se apresentar e realizar oficinas, companhias de renome como a Cisne Negro, Superbazaro, os sorocabanos Laboratório do Movimento, Pró-Posição e o grupo Coppélias. A proposta do encontro é reproduzir um painel do fazer contemporâneo dentro da expressão artística e, a partir daí, o intercâmbio de experiências. Quem dá a largada logo mais às 10h, é a paulistana Superbazaro que promove, no Teatro Municipal, a oficina “Introdução à Dança Contemporânea”. As atividades agendadas são gratuitas, e para participar é preciso se inscrever na Central de Atendimento do Sesc, pelo número (15) 3332-9933, já que as vagas são limitadas.

À noite, às 19h30, no mesmo espaço, é a vez do Laboratório do Movimento apresentar o espetáculo “Maizal”, seguido pela volta do Superbazaro com “Suíte Agridoce”, às 20h30. A primeira produção foca temas como o autodescobrimento na busca dos relacionamentos e o momento de suas transformações. Aborda, mais, a construção da identidade por meio dos vínculos estabelecidos no decorrer da vida. A companhia é coordenada pelas coreógrafas e bailarinas Regina Claro e Ayelén Blanco, que dão continuidade ao projeto “Mulheres em Rede”. Já “Suíte Agridoce” toma por base o documentário “I Clowns”, de Federico Fellini.

No sábado (24), o espaço é dedicado às crianças. Pelo menos no que se refere ao tema do trabalho, elas marcam presença. E participam também. A novidade fica por conta da oficina marcada para as 10h, no Municipal, na qual o grupo Coppélias trabalha com adultos e avalia o comportamento dos pequenos na dança. Na parte da tarde, às 16h, os pais poderão acompanhar os filhos no espetáculo que leva o mesmo nome da formação: “Coppélias?”. A experiência, conforme o grupo, contribui para uma melhor compreensão da arte e faz cair por terra alguns tabus.

Coppélias é definida como uma peça infantil delineada a partir do diálogo entre os universos popular, clássico e contemporâneo na dança e na música. De acordo com a diretora Cristiane Paoli Quito, “trata-se de uma opereta bailada contemporânea”. A agenda termina com a apresentação, às 20h30, de “LinhaGens”, produzido e apresentado pelo Pró-Posição. Em cena, Janice Vieira e Andréa Nhur, mãe e filha, trabalham a expressão corporal numa montagem contemplada pelo PAC 2008 (Concurso de apoio a projetos de novas produções de espetáculo de dança no estado de São Paulo).

O terceiro e último dia do especial abre espaço para a Companhia Cisne Negro, uma das mais reconhecidas formações de dança do país. Às 10h, no Teatro Municipal, os bailarinos mostram, numa oficina, as possibilidades e dificuldades da linguagem corporal. Às 19h30, apresentam a montagem “Danses Concertantes, Revoada e Sabiá”, três espetáculos criados ao longo dos 33 anos de existência da Cia. É como um “medley” do repertório da Cisne Negro, comentou a diretora artística e coreógrafa, Patrícia Alquezar.

“Danses Concertantes”, de 1988, foi criada pelo coreógrafo neozelandês Mark Baldwin e faz referência aos trinta anos da morte de Stravinsky; “Revoada” (2007), criada foi concebida pelo francês naturalizado Gigi Cacileanu; e “Sabiá” (1988), é de autoria do português Vasco Wellenkamp.

Serviço:

"Especial Sesc Dança"

De hoje até domingo no Teatro Municipal

Hoje, às 10h, acontece a oficina Introdução à Dança Contemporânea, com a Cia. Superbazaro

Às 19h30, o Laboratório do Movimento apresenta o espetáculo Maizal; às 20h30, a Superbazro volta à cena para apresentar “Suíte Agridoce”

Amanhã, às 10h, grupo Coppélias promove oficina e, às 16h30, encena o espetáculo “Coppélias?”

Às 20h30, o grupo Pró-Posição apresenta “LinhaGens”

No domingo, às 10h, a Cia. Cisne Negro realiza oficina e, às 19h30, leva aos palcos a montagem “Danses Concertantes, Revoada e Sabiá”

Todas as atividades são gratuitas; para participar das oficinas é preciso se inscrever

Outras informações pelo telefone (15) 3332-9933. (Jornal Cruzeiro Do Sul)

Nenhum comentário: