sexta-feira, 23 de abril de 2010

Depressão, a doença da alma

Atualmente a depressão é conhecida como a doença da alma.

Os sintomas levam a pessoa a sofrer sem motivo aparente; é a dor da tristeza.

Descrevo abaixo algumas dúvidas que são comuns quando nos referimos a depressão.

Tristeza ou depressão: como distinguir?

De maneira geral, a depressão é a tristeza que não passa, e que muitas vezes parece não ter um motivo definido. É perfeitamente natural que em momentos de grande tristeza, as pessoas sintam um desânimo diante da vida. O problema é que muitas vezes, a tristeza pela morte de alguém querido, pelo fim de um relacionamento, pela perda de um emprego, não passa. Normalmente, a tristeza é vencida depois de um período de luto, e a vida recomeça. Mas, quando não vai embora, pode estar encobrindo uma depressão. Se uma pessoa percebe que está com muita dificuldade para vencer o sofrimento, deve procurar auxílio médico o quanto antes.

Como é a depressão

O quadro da depressão é o mais variável possível, de acordo com a personalidade da pessoa deprimida. Há pessoas que ficam caladas diante das suas preocupações, outras choram, outras contam suas dificuldades para todo mundo, outras sentem dor de estômago, alguns têm aumento da pressão arterial, enfim, cada um reagirá diferentemente diante de suas emoções.

Portanto, aquela velha mania das pessoas ficarem comparando entre si o que sentem não é suficiente para que se dê o diagnóstico de depressão.

Como tratar a depressão

É fundamental que se aceite a existência da doença e assuma a responsabilidade por tratá-la de maneira adequada, mesmo que isso implique mudanças de comportamento por parte de todos os envolvidos, o doente e a família. Os profissionais habilitados para tratar a depressão são o psiquiatra e o psicólogo. O psiquiatra irá prescrever a medicação e o psicólogo irá ajudar o deprimido a lidar melhor com as situações que incomodam. Os antidepressivos não são calmantes, são substâncias específicas para a correção do humor ou do afeto.

Ser deprimido é diferente de estar deprimido. A pessoa que é deprimida é aquela que desde que se entende por gente, sempre foi mais triste, pessimista, irritada. Se o paciente é deprimido, o tempo de tratamento pode ser mais longo. Já se a pessoa está deprimida, devido a um acontecimento inesperado, como morte na família, doenças graves, separação, etc, podemos pensar num tratamento mais breve.

Como a família pode ajudar a pessoa com depressão

- Ajude-a se submeter a um tratamento adequado.

- Aumente o tempo dedicado à pessoa deprimida.

- Faça um esforço para ouvir o deprimido, contribuindo para ampliar a resolução de problemas.

- Elogie o que a pessoa tem de melhor.

- Inclua a pessoa deprimida nas questões e decisões familiares.

É imprescindível que possamos entender que depressão é uma doença com sintomas físicos e psíquicos importantes e deve ser tratada como tal. Porém alguns estudos clínicos mostram que muitas pessoas apresentam melhora com o incentivo de profissionais, da família e de amigos, o que evidencia que Força de Vontade, Amor e Fé podem ser aliados importantes no tratamento de pessoas deprimidas.(Lucimeire Prestes de Oliveira Tomé)

Nenhum comentário: