quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Uso de redes sociais por jovens tem prós e contras

O evento reuniu uma plateia formada de educadores e pais - Por: Pedro Negrão

O uso das redes sociais, principalmente o Facebook, pelas crianças e adolescentes tem pontos favoráveis e também é visto como fonte de preocupações e riscos, e o desafio é garantir os benefícios que esses meios proporcionam para a comunicação e o ensino. Estas questões foram tema de debate ontem, no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), numa promoção do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio COC Santa Rosália. A plateia era constituída de professores, pais e diretores de escolas

O tema "A influência das redes sociais na educação de crianças e adolescentes" foi apresentado pelas professoras Luciana Aparecida Martinez Zaina, do curso de Ciência da Computação da Ufscar; Miriam Cristina Carlos da Silva, do curso de Mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso, e Andreia Damasio de Leles, da Facens/Sorocaba. O evento foi aberto pelo diretor do Colégio COC Santa Rosália, Nelson Raul Fonseca, e pelo presidente da diretoria-executiva da FUA, Laelso Rodrigues. Em seu discurso, Laelso deu o tom das discussões ao perguntar: "Que será do nosso futuro?"

Miriam abordou os aspectos do uso da rede social como ferramenta de comunicação, enquanto Luciana apresentou questões sobre os motivos de utilização do Facebook e outras redes, e Andreia ofereceu dicas de proteção e controle por parte dos pais, professores e educadores. Andreia disse que os pais brasileiros são os mais preocupados com a segurança no uso da rede por parte dos filhos, e os menos rígidos. E alertou para riscos no recebimento de mensagens de estranhos e até de amigos, pois podem ter origem em páginas fraudulentas.
(Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: