quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fundec homenageia Sorocaba com "Virada Cultural"

Para homenagear os 355 anos da cidade e o aniversário de 11 anos do Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), a Fundec vai promover na noite desta sexta-feira sua "Virada Cultural", com a participação dos músicos da Orquestra Sinfônica da entidade, dos professores do IMMS, alunos dos mais diversos cursos instrumentais oferecidos pela Instituição e ainda ilustres convidados.

A abertura se dará com o Coral Fundec, cantando obras populares e sacras, criando um momento de enlevo e introspecção junto com o público presente. Em seguida, o pianista Ronaldo Rolim será o convidado de honra, apresentando-se em piano solo e executando obras de Schumann e Chopin. Na seqüência, o Naipe das Madeiras da Orquestra Sinfônica mostra sua peculiaridade sonora e habilidades, com Divertimenti de Haydn (austríaco) e José Vieira Brandão (brasileiro).

Com o repertório de Grieg e Rachmaninnof, Lúcia Helena Bismara e Taís Valim apresentam o melhor da música clássica no piano a quatro mãos. Em seguida, com um pouco de balanço, o professor Sidney Oliveira e o Quarteto de Saxofones tocam choro, baião, jazz e tango. A próxima atração, o trio formado por Maria Regina Rabello, Elizabete Simone e Gilmar de Campos, traz um novo olhar ao piano, oboé e violoncelo. Joaquim Callado e Álvaro Carrilho, liderados pelo professor Renato Antônio, apresentam o melhor do choro brasileiro no especial da Fundec.

E para ninguém ficar parado, um Bandão Sinfônico, no melhor estilo gafieira, toca Pixinguinha, um Lundu e o Corta-Jaca de Chiquinha Gonzaga, sob a batuta do professor Renato Antônio. Após o Bandão, Naipe das Cordas dá uma volta ao mundo musical com Mozart, Villa-Lobos, Johann Strauss, Scott Joplin, Radames Gnattali, Karl Jenkins e ainda com as canções "Gente Humilde" e "Casinha Pequenina".

E para finalizar, alternando-se em seus números, ora de percussão, ora de metais, ora juntos, o grupo Naipes dos Metais executa jazz, brasileirinho, Osvaldo Lacerda, peças cômicas para percussão, cantos e odes a Haroldo de Campos e Iemanjá, choro e fanfarras.

A "Virada Cultural" da Fundec ocorre amanhã, às 19 horas, na sala da instituição, com entrada franca.


Nenhum comentário: