No próximo dia 15 é a vez de Sorocaba comemorar seus 355 anos.
Hoje o sorocabano pode se orgulhar, e muito, de sua cidade. Novas avenidas, um número muito grande de praças, uma ampla rede de comércio e serviços, opções de lazer e gastronomia, muitos quilômetros de ciclovia, novas indústrias, sem contar que Sorocaba está muito mais bonita. E o crescimento continua num ritmo frenético.
Apesar disso, não podemos nos acomodar. Há muito o que fazer e corrigir. O problema da segurança é um deles. E, por sinal, muito grave. Como anda o efetivo das polícias Civil e Militar? E as viaturas e os equipamentos? Seria necessário ter essas informações precisas para que nossos deputados pudessem pressionar melhor o governo estadual. E a Guarda Municipal? Como anda o entrosamento dela com as polícias? O trabalho não poderia ser aprimorado?
O trânsito está cada vez mais caótico. É hora de se pensar na marginal direita. Sem falar no aproveitamento da linha férrea para o transporte coletivo dentro da cidade.
Na área da Cultura, sofremos um golpe com o fechamento do Teatro América. Na parte de lazer, é necessário se pensar em estruturar melhor nossas belas praças para atrair a população. Falta estrutura para dar conforto aos usuários, como mais árvores que proporcionem sombra, sanitários públicos e até incentivo a pequenos comércios, como, por exemplo, quiosques para sucos, sorvetes, bancas de jornal e até pequenos palcos para apresentações dos nossos artistas, seja amadores ou profissionais. Uma outra política sobre a qual devemos pensar é a arborização das ruas e avenidas.
São assuntos como esses, entre outros, que precisam ser debatidos para que se encontrem soluções rápidas. Agora, não adianta apenas apontar os problemas e termos ações lentas, como é o absurdo caso do piso escorregadio da área central, que provocou muitas vítimas e somente agora se parte para uma ação concreta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário