quinta-feira, 26 de março de 2009

Lançamento do livro "Cianê: Auge, decadência e outras histórias"


Divulgação

A trajetória da Cianê (Companhia Nacional de Estamparia), em Sorocaba, é contada no livro do jornalista Wesley Carlos da Silva, intitulado "Cianê: Auge, decadência e outras histórias" que será lançado hoje, às 20 horas, no Gabinete de Leitura Sorocabano, na praça Cel. Fernando Prestes, 21, Centro.

A Cianê foi uma das indústrias mais importantes de Sorocaba no século XX, e em 2009 completa 100 anos de atividades na cidade. A Companhia tem apenas uma fábrica em trabalho, a Estamparia São Paulo, que será transferida de local ou desativada até 2010.
Fundada em 1909, pelo inglês John Kenworthy, a Companhia Nacional de Estamparia se expandiu com êxito até 1939, quando foi adquirida pelo industrial Severino Pereira da Silva.
Entre as décadas de 40 e 80, a Cianê viveu um ritmo intenso de produção na indústria têxtil, e foi uma das maiores indústrias do setor têxtil no País, através das fábricas São Paulo, Santo Antônio, Santa Rosália e Nossa Senhora da Ponte.
O processo falimentar ocorreu em 1990 com a abertura econômica do governo Collor, tendo que despejar no mercado de trabalho milhares de operários.
Hoje, os sorocabanos convivem diariamente com os prédios que abrigaram as fábricas da companhia, e que chamam a atenção de quem passa, tanto pela arquitetura, quanto pelo estado de abandono.
O intuito da produção do livro foi realizar um resgate histórico de Sorocaba, através da trajetória da Cianê, e sua importância para a cidade. "Cianê: Auge, decadência e outras histórias" foi baseado em reportagens, em obras de autores sorocabanos e paulistas que discorreram sobre a indústria têxtil e em depoimentos de funcionários, ex-funcionários, presidente da companhia e pessoas que tiveram ligação com a empresa. É uma compilação de fatos desde o início da cultura do algodão, desenvolvimento das primeiras indústrias, a fundação da Cianê até a venda da fábrica São Paulo.
A obra conta com o apoio institucional Lei de Incentivo à Cultura (Linc).

Um Estudo Sociolingüístico das Comunidades Negras do Cafundó, do Antigo Caxambu e de seus Arredores

O lançamento da segunda edição do livro "Um Estudo Sociolingüístico das Comunidades Negras do Cafundó, do Antigo Caxambu e de seus Arredores", do historiador e lingüista doutor Sílvio Vieira de Andrade Filho, ocorre nesta sexta-feira, às 20 horas, no Espaço Cultural Aquário Cultura de Votorantim, na avenida Moacir Oséias Guitti, 41 (ao lado da praça de eventos Lecy de Campos), Votorantim.

Resultado de sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP), a segunda edição do livro-documentário está dividido em oito partes. A primeira focaliza o Brasil africano: as culturas africanas, a população afro-brasileira, as comunidades negras, línguas em contato e o contato de línguas africanas com a língua portuguesa; a segunda estuda o surgimento de algumas localidades e a formação de alguns municípios que saíram do antigo e extenso território de Sorocaba; e, a partir da terceira parte, surgem os estudos lingüísticos da "cupópia", fala africana existente no Cafundó (bairro rural do município de Salto de Pirapora), mas que nasceu no antigo Caxambu (na cidade de Sarapuí). A pesquisa de campo possui dois dicionários: "cupópia-português" e "português-cupópia". Mapas, documentos e fotos ilustram a obra que possui também um "corpus" da referida fala africana formado de palavras, perífrases, enunciados e 22 textos da "cupópia" com tradução para o português.

Andrade Filho é formado em Mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo de Campinas (PUC) e Doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Mais informações pelo site: www.cafundo.site.br.com

Piedade

Começa neste final de semana, no sábado, dia 28, a terceira edição do "Colha e Pague do Kaki Fuyu". O evento permanecerá aberto ao público até o dia 26 de abril e terá pratos à base de caqui, artesanatos e exposições. Também haverá apresentações culturais e venda de diferentes espécies de mudas de árvores nativas.

Segundo os organizadores, a expectativa é atrair cerca de 3.000 visitantes. Neste tipo de evento, que objetiva estimular a prática do agroturismo no Nunicípio, as pessoas têm a oportunidade de colher caqui na plantação da Família Sakaguti. São 1.000 pés cultivados numa área de 4 alqueires. O quilo da fruta custará R$ 3,00.

O evento é realizado no Sítio da Família Sakaguti, localizado na Estrada Vila Élvio, a 5 quilômetros do trevo da Vila Moraes. Informações pelo telefone (15)3244.2973.

segunda-feira, 23 de março de 2009

São Bento e Atlético Sorocaba

São Bento vence a Barbarense e reage na Série A2

Foto: Francisco de Godoy / Diário de Santa Bárbara

Motivado por declarações vindas de Santa Bárbara D Oeste de que o São Bento era uma equipe fraca e limitada, o time sorocabano entrou em campo ontem decidido a conquistar a primeira vitória fora de casa, a qualquer preço. E foi o que aconteceu: na base da raça, o Azulão aplicou um vira-vira em cima do Barbarense e venceu por 3 a 1, chegando aos 15 pontos (ao lado do rival Atlético Sorocaba) e alcançando provisoriamente a 13ª colocação. O próximo jogo do São Bento será na quarta-feira, contra a Portuguesa Santista, às 20h30, no CIC.


Atlético Sorocaba volta a decepcionar.

Foto:Adival B. Pinto

Aos 34 minutos do 1º tempo, o treinador Paulo Roberto, do Atlético Sorocaba, já colocava o jovem atacante Luan no aquecimento. Como nenhum jogador estava machucado, já era o prenúncio de que a situação andava complicada para o Galo, que enfrentava o Rio Claro em casa. No entanto, ninguém imaginava que a apatia de jogos anteriores, principalmente na goleada sofrida, também no CIC, para o Rio Preto, por 6 a 2, voltaria a assolar os jogadores de Sorocaba. Só que novamente, jogando um futebol pífio, o Atlético decepcionou sua torcida e outra vez foi goleado, agora por 4 a 0 para o Rio Claro. A derrota deixou o time na 12ª colocação, portanto bem distante da classificação. O próximo jogo do Atético Sorocaba será na quarta-feira, contra São Bernando, às 15h00, no Estádio 1º Maio em São Bernando.

O Poder Público

Como todos sabem, assaltar os cofres públicos virou uma rotina no Brasil, com a agravante de que, hoje em dia, político que não rouba acaba sofrendo retaliação dos demais. Conforme a imprensa registra quase que diariamente, as coisas estão cada vez mais fora de controle. Por isso mesmo, têm sido muito elucidativas as entrevistas do senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) sobre esse assunto. Os bons políticos estão sofrendo a ação predadora dos maus políticos. Um deles, por exemplo, há algum tempo chegou a dizer, diante da mídia eletrônica, sem qualquer vergonha na cara, que estava em Brasília para ganhar dinheiro.

É de se lamentar a existência das gangues que há vários anos tomaram de assalto o poder público sem que providências efetivas fossem colocadas em prática para conter o avanço dos espertalhões em cima do dinheiro pago pelos contribuintes. As agremiações partidárias que, a princípio, deveriam zelar pelo bom nome de suas legendas, preferem fechar os olhos para o que vem acontecendo. Só quando as maracutaias saltam à vista é que procuram fazer alguma coisa para dar uma satisfação à indignação da sociedade.

É justamente por causa da inércia dos parlamentares com relação aos abusos praticados pelos seus pares que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está sendo obrigado a intervir cada vez mais na vida legislativa para cassar políticos que se locupletaram ao sabor de muitas improbidades administrativas. Na maioria das vezes, porém, os Tribunais Eleitorais também são omissos, pouco fazendo para melhorar a situação. E as investigações realizadas pela Polícia Federal e promotorias nem sempre alcançam seus objetivos, não demorando muito para cair no esquecimento, suplantadas que são por outro escândalo de maior notoriedade. Falta mais rapidez e determinação para a elucidação de muitos casos.

Como a morosidade é que impera, a impunidade acaba ganhando força e alimentando a corrupção, cujos protagonistas sempre estão muito atentos para a aplicação de golpes de toda natureza. Se a justiça agisse com mais firmeza, com certeza os efeitos pedagógicos de suas sentenças contribuiriam para reduzir a delinqüência no cenário político.

Por mais que muitos não concordem com a interferência do Judiciário no Executivo e Legislativo, principalmente aqueles envolvidos com tanta podridão, o fato é que, no Brasil, diante das patifarias praticadas, a postura dos tribunais não pode ser diferente. É preciso interferir mesmo, isto para que a dignidade do povo brasileiro possa ser resgatada, nem que seja apenas de vez em quando. Sem um pouco de moralização, o Brasil estará condenado a servir de deboche eterno para todo o mundo civilizado.

Escola Pública

Todo mundo sabe que educação é condição essencial para o desenvolvimento brasileiro, considerando ser o acesso à chamada sociedade do conhecimento a única opção capaz de garantir, de maneira concreta, a igualdade de oportunidades e a inclusão social de crianças pertencentes a famílias de baixa renda. Dessa forma, a chave para o sucesso do Brasil no enfrentamento deste problema encontra-se, sem dúvida, na conquista da excelência no ensino público gratuito. E não basta apenas garantir vagas para todos nas escolas, mas, antes de tudo, valorizar os professores, oferecer bons livros, material didático e pedagógico de apoio para todas as crianças, além de instalações adequadas e alimentação farta durante o período escolar. É preciso que toda a comunidade escolar tenha recursos, tranqüilidade e segurança para se dedicar de forma integral ao processo de transformar o ensino na grande porta de entrada em busca do desenvolvimento.

Infelizmente, parece que só os governantes e políticos desconhecem tudo isso. Para eles, pouco importa o grau de conhecimento que os brasileiros tenham. Aliás, para as "autoridades competentes", parece que quanto mais baixo o nível de ensino, melhor, já que não terão de enfrentar a sabedoria de um povo que estará sabendo das coisas e não se deixando iludir facilmente pelos discursos vazios, exatamente como ocorre hoje.

Levando-se em conta todas as distorções que envolvem o sistema de ensino no País, merece destaque a intenção do senador Cristovam Buarque (PDT) de colocar um ponto final na má qualidade do aprendizado público: através de um projeto de lei, ele propõe que todo político eleito (presidente da República, senador, deputado federal, deputado estadual e vereador) seja obrigado a matricular seus filhos em alguma escola pública. Não deixa de ser uma boa idéia para melhorar a educação no País.

Caso o projeto não seja aprovado, automaticamente os políticos estarão dizendo que não confiam na escola pública, e, conseqüentemente, confessando-se inertes em relação à situação lamentável do sistema educacional, já que são eles que devem legislar a respeito. Se não aprovarem o projeto, os políticos que tanto bradam em nome do povo, em nome da melhoria das condições de educação, saúde e segurança pública, vão continuar mostrando a toda a Nação que escola pública de baixa qualidade é coisa só para pobre de periferia.

Pode-se dizer que a sorte está lançada. Resta saber qual será o posicionamento dos senadores e o que eles vão argumentar para não aprovar a lei.

Os 11 Maiores Técnicos do Futebol Brasileiro

O jornalista Maurício Noriega convocou um time de grandes treinadores para compor o livro Os 11 Maiores Técnicos do Futebol Brasileiro, que acaba de lançar pela Editora Contexto. Com uma compilação de histórias engraçadas e tristes, lendas e causos contatos por boleiros e cartolas, Noriega mostra a importância que cada um teve em sua época, no Brasil e no mundo.

São eles Oswaldo Brandão, o húngaro Bela Gutman, Vicente Feola, Lula, Zagallo, Rubens Minelli, Ênio Andrade, Telê Santana, Vanderlei Luxemburgo, Luiz Felipe Escolari e Muricy Ramalho. Cada perfil é comentado por um profissional do futebol que teve sua carreira marcada pelo ídolo.

E, curiosamente, dois deles estão dos dois lados: Luxemburgo fala sobre Zagallo e é comentado pelo ex-jogador Arce; e Muricy dá entrevista sobre Minelli e é abordado por Rogério Ceni. Entre outros entrevistados para o livro estão Leivinha, Djalma Santos, Zito e Falcão.

Noriega é comentarista e apresentador do canal Sportv e também comentarista de esportes do jornal Bom Dia São Paulo, da Rede Globo. O livro de 256 páginas pode ser encontrado ao preço de R$ 35,00.

Um avião de carga da FedEx

Um Avião de Carga da FedEx desembarcou no Aeroporto Narita No Japão e é atingido por uma rajada de vento, o que causou uma explosão matando dois homens da tripulação.
Autoridades aeroportuárias do Japão informam que 43 voos já foram cancelados desde o acidente que matou piloto e co-piloto de um avião de carga procedente da China, no Aeroporto Internacional de Tóquio-Narita, maior do país.

http://tvig.ig.com.br/94471/acidente-aereo-no-japao-faz-duas-vitimas.htm

http://tvig.ig.com.br/94421/dois-morrem-em-queda-de-aviao-no-japao.htm




sábado, 21 de março de 2009

Palpites De Alguns Jogos de Futebol

Corinthians 1 x 1 Santos
Guaratingueta 1 x 2 Palmeiras
Paulista 1 x 2 São Paulo
Ituano 1 x 2 Portuguesa
Vasco 1 x 1 Flamengo
Bangu 1 x 3 Fluminense
Botafogo 1 x 0 Duque De Caxias
Atletico Mineiro 2 x 0 Villa Nova
Internacional 2 x 1 Novo Hamburgo
Ulbra 1 x 1 Gremio
Sport 2 x 1 Porto
Bahia 2 x 2 Vitoria
Brasiliense 2 x 0 Brazlândia
Ceara 1 x 1 Fortaleza
Atlético Goiano 0 x 2 Goias
Paysandu 1 x 0 Remo
Central 0 x 0 Naútico

44º Aniversário Do Município de Iperó

O município de Iperó está comemorando neste sábado, 21 de março, a passagem de seu 44º aniversário de emancipação político-administrativa. Experimentando progresso ímpar desde a década de 80, quando novas indústrias e comércios começaram a se instalar no Município, na esteira do desenvolvimento trazido pela decisão do Ministério da Marinha de implantar no Município, em área junto à Floresta Nacional de Ipanema, o seu Centro Experimental Tecnológico de Aramar, estes dias estão se constituindo em tempo especial de comemorar, com desfiles, eventos esportivos e shows, a data magna.

A programação especial que a Prefeitura preparou para marcar o 44º aniversário do Município foi aberta, aliás, por aguardado show gratuíto da dupla Hugo & Tiago, no recinto ao lado da nova Escola Elisa, no Centro, em meio à praça de limentação e parque de diversões, que vêm funcionando todas as noites. Ontem, com entrada para o show custando R$ 10,00, apresentou-se ali a dupla Gian & Giovani, precedida de Luiz Jr. & Leandro.

Neste sábado, dia 21, feriado municipal em Iperó, as festividades comemorativas começam logo às 8 horas, com o hasteamento das Bandeiras no Paço Municipal. Às 9 horas, tem início o tradicional desfile cívico, que este ano acontece na avenida Emílio Guazzelli, também no Centro, onde está montada uma arquibancada de cerca de 100 metros de extensão, com capacidade para mil pessoas. Além da participação das escolas municipais e instituições locais, o desfile terá a presença de diversas fanfarras e bandas marciais da região. Está confirmada a presença de representações das cidades de Americana, Salto de Pirapora, Sorocaba, Boituva, Salto, Cesário Lange, Capão Bonito e Capivari. Após o desfile, as bandas se revezam nas apresentações ao público. Por outro lado, o bairro de George Oétterer também terá o seu desfile cívico comemorativo aos 44 anos de Iperó hoje. Acontece às 16 horas, na avenida José Rocha, em frente à praça São Jorge, igualmente com a presença de bandas e fanfarras da região.

Às 19 horas, Iperó recebe o Lota Pista 103.9 FM, que vai proporcionar uma noite de música eletrônica no aniversário da cidade. O agito terá a presença de cinco DJs e cobertura da rádio sorocabana. Nesta noite, os portões do recinto ao lado da nova Escola Elisa abrem às 18 horas.

A festa termina amanhã, domingo, com o grupo de pagode Inimigos da HP. O show está marcado para as 21h30 e os portões do recinto ao lado da nova Escola Elisa abrem para o público também às 18 horas. A banda Exo 7 vai "esquentar" a galera para o show do Inimigos. No local, há, aliás, estacionamento ao custo de R$ 10,00. Fica na rua João Pessoa (atrás do Supermercado Nossa Casa). O trânsito na rua Itu é impedido e o estacionamento no local proibido, para melhor circulação do público. É permitido, contudo, estacionar na avenida José Marques Penteado.

Mega Show De Pagode

Para quem Gosta de Pagode eis aqui uma dica.
Os conjuntos Revelação, Turma do Pagode, Um Só Ideal e Caso Certo e o cantor Rodriguinho se encontram hoje à noite para apresentar um mega-show de pagode no Clube União Recreativo, sede campestre, situado na rua Francisco Paulo Braion, 650, Jardim Guadalajara. Os convidados interpretarão músicas conhecidas, como "Coração Radiante", "Pensando em Você", "O que Importa é Você", "Fatalmente", entre muitas outras.
O grupo sorocabano Caso Certo nasceu em 2003, quando ainda era conhecido como Caso Sério. A história do conjunto começou em uma pequena roda de samba e os músicos fizeram shows durante dois anos na Anzu Club, em Itu.
Com muito profissionalismo, o Caso Certo logo se destacou no cenário musical na região de Sorocaba e também da capital Paulista. O grupo já se apresentou com os grandes nome do samba, como Exaltasamba, Revelação, Jeito Moleque, Sorriso Maroto, Inimigos da HP, Bocaloka, Atitude 4, Pixote, Doce Encontro, Lecy Brandão, Samprazer, entre outros.
Atualmente, o Caso Certo é formado por Juninho Silva (voz e pandeiro), Robinho (tantan), Baby (voz e repique de mão) e Neggo (voz e cavaquinho). Os pagodeiros acabam de lançar o novo trabalho intitulado "Mania Nacional". No show, o grupo tocará ao público as canções "Declaração de Amor", "Me Fala" e "Mania Nacional", além de sucessos do samba e pagode.
Os ingressos estão à venda por R$ 20 e R$ 25 (VIP) no Clube União Recreativo, sede central, na praça Cel. Fernando Prestes, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3231-1452 ou pelo site (www.casocerto.com).

quinta-feira, 19 de março de 2009

Sindicato dos Jornalistas promove curso de Assessoria de Imprensa

A Subsede Regional de Sorocaba do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), promoverá, de 9 de maio a 20 de junho, o curso de Assessoria de Imprensa, que será ministrado pelo professor Walmir de Medeiros Lima, com aulas aos sábados, das 9h às 14h, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba.

Destinado apenas a jornalistas e a estudantes de Jornalismo, o curso pretende capacitar os participantes para atuarem em Assessoria de Imprensa, seja em agências de Comunicação ou instituições públicas ou privadas ou atendendo seus próprios clientes. O programa será distribuido em seis tópicos: Assessoria de Imprensa: o que é e o que faz; Assessoria de Imprensa no contexto da Comunicação Empresarial; Papel do assessor de imprensa; Como atender as solicitações dos jornalistas; Novas exigências em Assessoria de Imprensa; Assessoria de Imprensa e a Comunicação Interna.

Formado pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), Walmir de Medeiros Lima trabalhou em diversos veículos de imprensa (jornais, revistas e rádio) cobrindo Variedades e Cultura e migrou para a área de Comunicação Empresarial, na qual se especializou, atuando em agências de comunicação e em empresas de diferentes segmentos e portes.

O Sindicato dos Metalúrgicos fica na rua Júlio Hanser, 140, próximo à rodoviária, facilitando inclusive o acesso para quem vem da região. Devido ao feriado de Corpus Christi, não haverá aula no dia 13 de junho.

Os interessados em participar devem se inscrever na Regional Sorocaba, na rua Cesário Mota, 482, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou se preferir pelo e-mail: cursos@sjsp.org.br no site do Sindicato. A pré-inscrição garante a vaga até 30 de abril, que é o último dia para o pagamento.

Mais informações pelos telefones (15) 3342.8678 e 3217.6294.(Jornal Cruzeiro do Sul)

Novo Descarrilamento Em Sorocaba

Foto: Bruno Cecim

A forte chuva que atingiu a cidade na tarde de terça-feira, e a consequente umidade excessiva do solo, foi outra vez apontada pela América Latina Logística (ALL) como a principal causa do novo acidente com vagões de trem, desta vez na região do Jardim Tupã, próximo a Brigadeiro Tobias, em Sorocaba. O descarrilamento envolveu quatro vagões carregados com um total de 240 mil litros de óleo diesel, parte de uma composição que fazia viagem de Paulínia a Campo Grande (MS). Não houve vazamento. É o segundo caso do tipo em trecho que corta a área urbana do município, em pouco mais de 40 dias. O anterior foi no Jardim Nova Esperança.

Atlético Sorocaba Perde Por 2 a 0

Atlético perde por 2 a 0 e volta suas atenções à Série A2

Foto: Porthus Junior

Aventura do Atlético Sorocaba na Copa do Brasil tem 0 seu fim. O Galo Sorocabano foi derrotado pelo Juventude por 2 a 0, ontem à noite, em Caxias do Sul e foi eliminado da competição. A vitória do Juventude foi construída com gols de Mineiro, cobrando falta aos 34' do primeiro tempo; e Alex Moraes, em chute de longa distância aos 28' do segundo. Na segunda fase o Juventude irá enfrentar o Vitória que empatou em 1 x 1 no tempo normal e ganhou nos penaltis por 5 x 4 no Barradão, em Vitória. O Atlético volta suas atenções à Série A2, onde busca recuperação contra o Rio Claro sábado as 16h00 No CiC.

Projeto "Tom Maior"

Visando fomentar a produção musical e presentear o público com grandes apresentações gratuitas, o projeto "Tom Maior" traz à cidade diversos shows com artistas locais e da região, que ocorrerão durante todo este ano. A abertura da programação será no próximo fim-de-semana com o grupo Demônios da Garoa, que se apresenta no sábado, a partir das 20 horas, no Parque dos Espanhóis. Domingo é a vez de o chorinho invadir o Zoológico “Quinzinho de Barros” com o grupo Choro Nobre, às 10 horas.

O "Tom Natural" é promovido pela Gas Natural São Paulo Sul, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e a realização da empresa GPA Empreendimentos Culturais. O programa compreende música instrumental para todos os gostos, sempre privilegiando os artistas da região. Do chorinho ao rock instrumental, as apresentações serão realizadas em duas frentes: quinzenalmente (sábado sim, sábado não), a partir das 20 horas, serão apresentados shows imperdíveis de jazz, blues, rock instrumental, entre outros estilos musicais. Também quinzenalmente, sempre aos domingos, a partir das 10 horas, haverá shows de chorinho, no museu do Zoológico “Quinzinho de Barros”. Lembrando que todos os espetáculos serão gratuitos.

A primeira atração do "Tom Natural", o Demônios da Garoa, é considerada uma lenda viva da música brasileira. O grupo que tem a "cara" de São Paulo trabalhou muito até encontrar um estilo, uma marca própria, a forma original de interpretar com humor e falar do cotidiano do povo paulistano. É com especial humor, vocais e arranjos bem estruturados, repertório exclusivo, que o Demônios comemora 66 anos em 2009, provocando em cada apresentação um entusiasmo singular na platéia. O grupo sexagenário agrada desde os mais antigos, que acompanham a carreira, até os mais novos espectadores, que descobriram a alegria e a personalidade marcante dos integrantes, com suas vozes inconfundíveis.

O Demônios acaba de lançar seu primeiro DVD ao vivo. Imortalizado na história da Música Popular Brasileira, interpretam como ninguém os sucessos de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi, Zé Kéti, e Frank Sinatra, além dos clássicos do mestre Adoniran Barbosa: "Trem das Onze", "Saudosa Maloca" e "Samba do Arnesto".

DEMAIS APRESENTAÇÕES - Os shows seguem durante todo o ano aos sábados, sempre às 20 horas, em diferentes parques de Sorocaba. No dia 4 de abril, haverá apresentação com Helena Venturelli, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Ainda em abril, no dia 18, o Quarteto Coisa Brasileira estará na praça Kassatu Maru, Parque Campolim. E em maio os espetáculos ficam por conta de Marquinhos Mendonça e Banda, no dia 2, no parque João Pelegrino, Central Parque; e Conjunto Pequiá, dia 16, no parque Miguel Gregório de Oliveira, no Júlio de Mesquita.

Já o chorinho será apresentado todo domingo, às 10, no Zoológico “Quinzinhos de Barros”. Os shows ocorrerão em 5 de abril, com Descendo a Serra; dia 19 de abril, com Cordas e Sopros; em 3 de maio, com Grupo Quitanda; dia 17 de maio, com Grupo Arco da Velha; e em 31 de maio, com o conjunto Retratos.(Diario de Sorocaba)

terça-feira, 17 de março de 2009

Chuva em São Paulo alaga Ruas e Avenidas

Em quase três horas choveu quase a metade do que estava previsto para o mês de março na capital paulista. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Carros Novos no Pátio da Ford em São Bernando Do Campo (ABC)

(Foto: José Patrício/Agência Estado)

Ruas do Ipiranga Alagadas com a chuva.

(Foto:Reprodução/TV Globo)

Chuva atingiu região do Aeroporto de Congonhas na tarde desta terça 17/03/2009

(Foto: Reinaldo Canato/AE )

A chuva desta tarde dificulta o tráfego dos veículos em São Paulo e ABC

(Foto: Agência Estado)

Clodovil Hernandes

Divulgação

O deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) teve uma parada cardíaca e morreu às 18h50 desta terça-feira (17/03/2009). Clodovil teve morte cerebral detectada à tarde e estava sendo mantido vivo por equipamentos e medicamento para os procedimentos de doação de órgãos. Segundo a equipe médica, com a parada cardíaca, somente as córneas poderão ser doadas, após avaliação.

A autorização para a retirada dos órgãos havia sido dada por assessores do deputado e pelo Ministério Público, uma vez que ele não tem parentes próximos com os quais mantinha contato.

A assessora de imprensa do deputado, Berta Pellegrino, disse que Clodovil havia manifestado várias vezes a intenção de doar seus órgãos quando morresse.(Eduardo Bresciani- g1 Brasília)

sexta-feira, 13 de março de 2009

Chega do Gorducho

Há uma semana só se fala dele. Parece que nada mais que acontece no futebol e nos outros esportes do que Ronaldo"R-9" e gol no Itumbiara dos jogadores Denilson e Tulio Maravilha, o gol no Palmeiras e o gol no São Caetano.
A mídia seja ela qual for só tem olhos para o Gorducho, esquecem do Palmeiras que deu uma freiada no Campeonato Paulista, o bonito futebol do garoto de 17 anos Neymar do Santos, o São Paulo que ganhou na libertadores e no Paulista com gols do coração valente Washington que fez três gols na vitoria sobre o Mirassol, e o Botafogo que perdeu proVasco da Gama ningém fala nada e a Copa da Uefa quais os times classificados para a próxima fase e a Libertadores quais os times que tem chances de se classificarem, e a Seleção Brasileira que o Srº Dunga convocou que tem jogador machucado e mesmo assim foi chamado para os jogos do dia 29 de março e 1º de Abril e o que dizer da nova equipe da Fórmula 1 a Brawn GP de Rubens Barrichello, e no basquete a temporada 2008/2009 da NBA além do Los Angeles Lakers que se classificou para os Playoffs quais as outras equipes classificadas, e sem esquecer da volta da tenista Sharapova fora das quadras a sete meses ninguém fala nada e a seleção brasileira de beach soccer(Futebol de Areia) que se classificou as semifinais das Eliminatórias da Copa do Mundo de Dubai.
Estão vendo assuntos não faltam. Não precisa ficar só em Ronaldo.

Arcebispo de Olinda

Como Já disse algum tempo atrás sou batizado na Igreja Católica mas não praticante, mas tem algumas coisas nessa religião que eu realmente não consigo entender. Como o caso da menina de nove anos que foi estuprada cerca de três anos pelo próprio padrasto e acabou ficando grávida de gêmeos, a menina foi submetida ao aborto, que nestes casos de estupro e risco de morte da mãe é permitido e não é necessário pedir autorização à justiça. Mas o que acontece é que a Igreja não aceita fazer a interrupção de qualquer gravidez, seja ela resultado de um estrupo ou não. Coisa que eu não concordo. Como uma criança de nove anos que está em fase de desenvolvimento poderia cuidar de duas? Isso se ela sobrevivesse ao parto.
Não concordando e muitas outras pessoas também com o arcebispo de Olinda e Recife José Cardoso Sobrinho que excomungou a mãe da menina e os médicos que realizaram o processo, mas ai vem a pergunta, porque não excomungou o padrasto que fez tamanha crueldade? Segundo a igreja cometer um estupro é um crime gravíssimo, mas o aborto é um pior ainda. Quem é excomungado como sabemos é proibido de receber os sacramentos de Igreja. O arcebismo disse "A lei de Deus está acima de qualquer lei humana.", referindo-se a legislação brasileira. O presidente Lula la la concordou com a interrupção da gravidez e assim como eu lamenta a decisão da Igreja Católica.
Espero que essa menina possa se recuperar desse terrível trauma, que tenha muito aponho dos seus familiares e amigos e que ela seja muito feliz de agora em diante.
Porém o que a Igreja Católica está fazendo sobre alguns padres pedófilos que foram notícias a alguns dias atrás? Como padre Helinho(SP), padre Cláudio Dias Costa(RS), padre Félix Barbosa Carreiro(MA), padre Eduardo(SP), padre Bonifácio Buzzi(MG), padre Djalma Brito Mota(BA) entre outros daqui do Brasil e dos EUA, Espanha, Inglaterra etc etc etc... eles foram punidos???, excomungados???

quinta-feira, 12 de março de 2009

Asa De Aguia Em Sorocaba

Domingo dia 22 de Março de 2009

Asa de Águia
Vibefolia

Esse Show vai Bombar!!!

Preço:
2° Lote

Pista Masculino $ 50,00
Pista Feminino $ 40,00

Camarote Masculino $ 80,00
Camarote Feminino $ 70,00

Acesse Compre Fácil: www.compreingressos.com.br

sexta-feira, 6 de março de 2009

O Menino Da Porteira

Anos 50.
Inspirado na música homônima, o longa-metragem é um 'remake' da produção estrelada em 1977 por Sérgio Reis.

No vilarejo de Rio Bonito o peão Diogo (Daniel) conduz uma grande boiada até a Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso ele conhece Rodrigo (João Pedro Carvalho), um garoto que sonha em se tornar um boiadeiro. Logo eles se tornam amigos, sendo também testemunhas das injustiças que ocorrem na região devido à ganância do major Batista (José de Abreu), dono da Fazenda Ouro Fino. O major ordena que seus capangas chantageiem os moradores locais, de forma que vendam o gado pelo preço que deseja. A situação muda quando Otacílio Mendes (Eucir de Souza), pai de Rodrigo, decide se rebelar, contando com a ajuda do farmacêutico dr. Almeida (Zedu Neves).
O Filme estreia nesta sexta-feira nas salas das principais cidades brasileiras.

Evandro Mesquita & Blitz - Só Para Mulheres!

Divulgação

Um momento para reviver sucessos dos anos 80 como "Você Não Soube Me Amar", "A Dois Passos do Paraíso" e "Weekend". É isso o que promete o show Evandro Mesquita & Blitz - Só Para Mulheres! que o Clube de Campo Sorocaba realiza hoje, a partir das 20h, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Por conta do incidente que ocorreu esta semana, quando os organizadores do evento descobriram que havia caído o teto do salão principal, a apresentação foi transferida para o salão menor.

Formada inicialmente por Evandro Mesquita, Lobão e Fernanda Abreu, entre outros, a banda Blitz foi a precursora do rock brasileiro nos anos 80, abrindo portas para grupos como Barão Vermelho, Kid Abelha e Legião Urbana. A história da banda é inclusive tema do livro As Aventuras da Blitz, lançado recentemente pelo jornalista Rodrigo Rodrigues, apresentador do programa Vitrine, da TV Cultura.

O grupo foi desfeito e cada um seguiu seu rumo. Em algumas ocasiões houve tentativas de volta, até que em 2007 a banda foi retomada de vez. É claro que com Evandro Mesquita (vocal, violão e guitarra). Além dele, fazem parte da formação atual Billy Forghieri (teclados e vocais), Juba (bateria e vocais), Andrea Coutinho (backing vocal), Luciana Spedo (backing vocal), Cláudia Niemeyer (baixo) e Rogério Meanda (guitarra e vocais). Billy e Juba são também da formação original.

Evandro Mesquita foi o que mais conseguiu projetar seu nome. Artista multifacetado, além de cantor, é ator, diretor, produtor e também escritor. Já fez textos para a Bundas, a revista do Ziraldo, e também para o Vida ao Vivo, quadro do Fantástico, exibido pela Rede Globo. É ainda autor do livro Xis Tudo, onde descreve experiências de sua vida.

A carreira de ator começou no teatro, com o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, famoso nos anos 70. Depois vieram os convites para fazer TV. Participou da série Armação Ilimitada, fez novelas e agora vive o mecânico Paulão, da Grande Família. Para quem não lembra, Evandro ainda protagonizou o filme Menino do Rio, que lhe projetou como o típico carioca.

No próximo domingo, Evandro estreia mais um programa, o quadro Bicho-Homem, no Fantástico, junto com a atriz Fernanda Torres, e que vai mostrar as diferenças e semelhanças entre o homem e os animais.

Os convites para a apresentação de hoje custam R$ 130, com buffet a noite toda. As sócias pagam R$ 80. Outras informações: (15) 3388-9023. (J. Cruzeiro do Sul)

Herói ou Vilão?

Estudo divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que, entre 2000 e 2006, houve aumento de 18,3% no número de mortes por doenças relacionadas ao alcoolismo. “Hoje, os jovens estão bebendo mais e cada vez mais cedo. A faixa etária dos 18 aos 34 anos é responsável por cerca de 10% do consumo abusivo de álcool que envolve cerca de 3,5 milhões de pessoas”, diz o doutor João Geraldo Simões Houly, do Hospital Santa Paula.
Houly explica que as consequências para quem abusa do álcool variam desde doenças no fígado e no pâncreas, como cirrose e pancreatite, até sérias complicações neuromotoras. “É preciso, de imediato, uma conscientização maior por parte dos jovens em zelar pela saúde. Caso contrário, o corpo vai cobrar caro as consequências desses abusos amanhã. Quem leva uma vida desregrada tende a envelhecer precocemente”.
Mas o álcool nem sempre é um vilão. Se ingerido com moderação, pode ter efeitos benéficos no organismo. Há estudos comprovando que o consumo moderado de bebidas alcoólicas (principalmente o vinho tinto) pode ser benéfico à saúde. É o que explica o cardiologista Rafael Munerato, também do Hospital Santa Paula. “Há pessoas que se beneficiam ao tomar uma taça de vinho diariamente. Esse hábito pode contribuir para o aumento do nível do colesterol bom. Entretanto, não deve ser estimulado pelos médicos, já que o limite entre o saudável e o maléfico é muito tênue”.
Munerato diz que há alguns problemas de saúde que aumentam o risco para quem adota a ingestão diária de álcool. “Pessoas que têm Diabétis Melitus, níveis altos de triglicérides ou hipertensão, serão altamente prejudicadas. Para não haver complicações, é sempre indicado consultar um médico para saber se as suas condições permitem ou não a incorporação desse hábito", recomenda o cardiologista.

TSE E As Cassações

Muito mais desastrosa do que a crise financeira internacional que vai se incorporando à vida brasileira é a desvairada corrupção que varre o Brasil de ponta a ponta. Se nos últimos vinte anos ela tivesse sido contida com o rigor necessário, certamente haveria dinheiro suficiente para bancar uma série de investimentos públicos essenciais à população e que poderiam estar contribuindo para movimentar a economia, inclusive com a abertura de novas vagas no mercado de trabalho.
É de se lamentar, portanto, o que acontece no País em termos de desvios de recursos públicos. Apesar de todo mundo saber disso, muito pouco é feito para acabar com as investidas dos espertalhões. Por isso mesmo, merece aplauso, neste momento a postura do Tribunal Superior Eleitoral no sentido de cassar os mandatos de vários políticos envolvidos com a corrupção eleitoral. Se isso estivesse sendo feito há mais tempo, com certeza o dinheiro dos contribuintes não teria sido tão surrupiado. Os brasileiros estão cansados de ouvir os velhos jargões que viraram piada no País: "meu cliente é inocente", "é tudo armação política", "eu nunca falei com esse senhor", "estou com a consciência tranqüila" e muito mais.
É triste e até vergonhoso dizer, mas a corrupção arraigada nos costumes políticos do País não deixa de ser constitucional. Ela foi preparada de maneira ardilosa e consagrada na Constituição de 1988. Na verdade, antes de assegurar os direitos dos cidadãos, ela se encarregou de assegurar direitos e prerrogativas a todos aqueles intimamente ligados à máquina administrativa do poder e à vida política nacional. Parece que o objetivo principal foi o de garantir o que pode ser chamado de "regular o exercício da corrupção", sem que os seus protagonistas fossem importunados.
Basta constatar como de lá para cá o habeas corpus, a presunção de inocência e o devido processo legal acabaram sendo utilizados sem qualquer cerimônia e em todo e qualquer processo destinado a apurar as patifarias praticadas. Graças à Carta Magna, tudo é válido para os políticos. Qualquer pessoa, por exemplo, é obrigada a guardar documentos comprobatórios de despesas e receitas por cinco anos, período em que as autoridades competentes podem chamá-la a prestar esclarecimentos, mas na Câmara Federal a regra é outra, como vimos recentemente: quem se valeu de notas frias para justificar gastos com a verba de R$ 15 mil mensais que o contribuinte é obrigado a dar de graça para cada parlamentar, está perdoado. Além disso, pode continuar a praticar o crime até o início de abril, quando as comprovações de despesas passarão a ser divulgadas. É ou não é uma licença a prazo fixo para a fraude? E tudo de acordo com a Constituição brasileira.
Já está na hora de reverter tudo isso, daí merecer aplausos a conduta do TSE no julgamento rigoroso de alguns casos. Muitos outros devem ter igual tratamento para que as coisas possam começar a mudar como se deve. Em benefício de todos os brasileiros, o Brasil precisa deixar de ser a grande Meca da Corrupção.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Abril Fest 2009

Depois do Carnaval, será tempo de se programar para a Abril Fest 2009, a maior festa de peão da região, que acontece em Araçoiaba da Serra, entre os dias 3 e 12 de abril. O lançamento oficial da festa, que chega a 16ª edição ao lado da 21ª festa do Peão de Boiadeiro, aconteceu na última terça-feira no Centro Hípico Pagliato. O evento contou com a presença dos patrocinadores, organizadores e colaboradores. A realização é da Prefeitura Municipal de Araçoiaba, Cia. de Rodeio RR e Pagliato.
Anote os shows deste ano:
Edson & Hudson, dia 3,
Fernando & Sorocaba, dia 4,
Zé Henrique & Gabriel, dia 5,
Guto & Nando, dia 6,
Victor & Leo, dia 9,
Rodrigo Freitas & Xavier, dia 10,
César Menotti & Fabiano, dia 11 e encerrando a festa, no dia 12, Guilherme & Santiago.
Em breve novas informações no site: www.abrilfest.com.br

O Aleijadinho e a Religiosidade Barroca Brasileira

É o acontecimento artístico-cultural do ano, comemoram os entusiastas da exposição O Aleijadinho e a Religiosidade Barroca Brasileira que foi aberta terça-feira (03/03/2009), no Espaço São Bento.
Durante o período da exposição em Sorocaba (até 3 de abril), a Fundação Luiz Almeida Marins Filho fará o agendamento gratuito para as escolas que desejem levar seus alunos visitar a mostra. Os interessados devem contatar Marcia Sabeh pelo telefone (015) 3331-7777 ou pelo e-mail contato@fundacaolamf.org.br.
Inaugurado no começo do ano depois de um período em que passou por reformas, o Espaço São Bento fica dentro da área do Mosteiro e deverá, conforme anunciado na ocasião, sediar eventos culturais de pequeno porte. Pelo uso do local será cobrado aluguel, com valor revertido para as obras de restauração do prédio. Ainda não existe um cronograma de atividades definido, mas uma das ideias em discussão é transferir para o local parte das peças do Museu de Arte Sacra de Sorocaba.
A mostra reúne dez peças daquele que é considerado o maior nome das artes de todos os tempos no país. Sete dos trabalhos que ficarão expostos tiveram sua autenticidade reconhecida; outros três aguardam parecer técnico.
O acervo inclui ainda, a produção de autores barrocos contemporâneos. Poderão ser vistas, também, outras trinta criações entre ornamentos sacros utilizados em igrejas, quadros e esculturas em madeira.
Nada, claro, se compara às imagens do mestre do entalhe, como é conhecido o artista. Para se ter idéia, basta citar o exemplo da escultura de São Sebastião que faz parte da mostra. Com apenas nove centímetros, ela é a mais rara e preciosa das peças. Teria sido esculpida em 1760, antes da doença ter acometido Aleijadinho.
Destacam-se, ainda, a reprodução de Santa Bárbara, feita em madeira (cedro) sem policromia, que mede 68 cm de altura. Feita provavelmente entre 1791 e 1812, tem algumas características próprias como o planejamento solene, muito semelhante ao da imagem de Santa Luzia, de coleção particular, especialmente nos cortes na altura da borla inferior da veste na cintura e na borla inferior na altura dos pés.
O pescoço anatomicamente perfeito, o movimento ilusório, com a perna direita flexionada e as sobrancelhas em linha contínua com o nariz, longo e afilado, são outras marcas do mestre mineiro. O queixo bipartido é semelhante ao das imagens do Servo do Passo da Santa Ceia de Congonhas, bem como da Santa Teresa de Ávila e do querubim do Florão da Jaguara, obras marcantes de Aleijadinho.
Já a estátua maior de São Sebastião, com 81 centímetros de altura, datada do período 1771-1780, traz a representação tradicional do santo, amarrado a uma árvore para ser supliciado pelos arqueiros.
No espaço foi, ainda, montada uma oficina parecida com aquela na qual Aleijadinho trabalhava. O visitante poderá, ainda, ver ambientes que recriam a atmosfera das igrejas mineiras com bancos, altares e retábulos.
Curador da exposição, Marcelo Coimbra conta que, de Sorocaba, os trabalhos seguem para o Rio de Janeiro. Antes daqui, ficou por quarenta dias no quartel do Exército em Itu, onde foi visitada por mais dez mil pessoas.
Coimbra divulgou, na coletiva concedida sexta-feira passada para falar sobre o evento, um dado interessante: Sorocaba e Itu podem ter sido o berço da arte barroca brasileira. Segundo ele, documentos submetidos a estudos comprovariam, nas duas cidades, a existência de indícios a respeito.
Entre eles, o testamento, datado de período anterior à fundação do município, no qual um monge beneditino manifesta a vontade de ser sepultado no distrito de Conceição do Mato Dentro (hoje bairro da zona rural sorocabana) perto de uma imagem sacra, com características da escola seguida por Aleijadinho.
Marcelo Coimbra diz que muito ainda há para ser descoberto no que se refere ao escultor. Oficialmente, ele tem catalogadas cerca de 400 obras, mas é provável que outras 500 ainda devam ser incorporadas ao acervo. Quase todas devem figurar de coleções particulares.
Já para o professor do curso de Mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso, Jorge Anthonio e Silva, a oportunidade de conhecer a obra do autor é única. Ele é um dos gênios da expressão clássica brasileira. Ao lado de Villa Lobos e Guimarães Rosa é, sem dúvida, a essência do fazer cultural no país. Deu ao barroco europeu um toque de brasilidade, produziu imagens à semelhança do povo.
Foi, aliás, o caráter religioso de sua produção que deu ao artista notoriedade. Aleijadinho ficou conhecido, antes de mais nada, pela genialidade, mas o viés sacro de sua arte lhe deu, inegavelmente, projeção.
Até por isso, o brasileiro tem sua trajetória comparada com a de outro mestre: o italiano Michelangelo. Mesmo tendo vivido em épocas distantes uma da outra, os dois têm muito em comum.
Ambos, lembra o pesquisador Marcelo Coimbra, atenderam encomendas da Igreja Católica, administraram crises com lideranças religiosas (o primeiro chegou a afrontar um Papa; Aleijadinho se indispôs com o arcebispo de Congonhas) e produziram obras requintadas.
Serviço:
A exposição O Aleijadinho e a Religiosidade Barroca Brasileira estará aberta até o dia 3 de abril e pode ser visitada de terça a domingo das 12h às 20h
Os ingressos custam R$ 3 (estudantes e professores pagam meia e idosos têm entrada gratuita)
Há estacionamento particular no local
O Espaço fica no Largo de São Bento, 144
(Jornal Cruzeiro Do Sul)

Cesar Camargo Mariano e Pedro Mariano

Depois do cancelamento do show em dezembro, pai e filho se apresentam hoje na cidade a entrada é gratuita.
Os que se frustaram no dia 12 de dezembro do ano passado, quando o show de Cesar Camargo Mariano e Pedro Mariano foi cancelado - segundo a assessoria de imprensa do Sesc, por motivos técnicos - hoje poderão sanar a vontade de assistir, gratuitamente, à apresentação.
A dupla formada por pai e filho, que inclusive já arrebatou o Grammy Latino na categoria melhor CD de MPB, faz seu show (uma programação do Sesc) no ginásio da Academia de Ensino Superior (rua Romeu do Nascimento, 777 - Portal da Colina) a partir das 20h. Os ingressos (apenas dois por pessoa) serão distribuídos no local do evento com uma hora de antecedência.
Considerado um dos mais importantes nomes da música brasileira, o pianista, compositor e arranjador Cesar Camargo Mariano lançou mais de 30 discos durante a carreira. Nos anos 1960, com apenas 15 anos, já se destacava no cenário musical. Foi produtor e arranjador de artistas como Wilson Simonal, Elis Regina, Gal Costa e Ivan Lins. Em 2006, foi premiado pelo Grammy Awards Latino como reconhecimento pelo conjunto de sua obra.
Vale destacar que César Camargo Mariano tem estreita ligação com a cidade. Quando produtor e responsável pelos arranjos dos discos e shows de Elis Regina, com quem foi casado, convidou para fazer parte da banda, o músico sorocabano Ardélio Del Cístia (o Crispim). Crispim, aliás, é autor da música Quero, que faz parte do álbum Falso Brilhante. César também trabalhou ao lado do diretor Ademar Guerra (também nascido em Sorocaba) na produção de Saudade do Brasil, o último show da carreira de Elis Regina.
Já Pedro Mariano, filho de Cesar Camargo e Elis Regina, sempre conviveu com a música. Na metade dos anos 1990 produzia jingles ao mesmo tempo em que tentava emplacar sua carreira artística. Pedro já lançou dez discos e possui um repertório bastante eclético com influência de MPB e Black Music.
O show de hoje é dividido em três partes. Na primeira, Cesar Camargo Mariano sobe ao palco e toca piano solo, apresentando sucessos como Samambaia, Curumim e Cristal. Na segunda parte, os artistas juntos apresentam piano e voz com De Repente, Tudo Bem e Se eu Quiser Falar com Deus. O final do show é apresentado por Pedro Mariano e Trio, com a participação de Cesar Camargo, com o repertório composto por Poder, Voz no ouvido e Ta tudo bem.
Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento do Sesc Sorocaba, pelo telefone (15) 3332-9933 ou pelo site www.sescsp.org.br. (J. Cruzeiro Do Sul)