quinta-feira, 26 de março de 2009

Lançamento do livro "Cianê: Auge, decadência e outras histórias"


Divulgação

A trajetória da Cianê (Companhia Nacional de Estamparia), em Sorocaba, é contada no livro do jornalista Wesley Carlos da Silva, intitulado "Cianê: Auge, decadência e outras histórias" que será lançado hoje, às 20 horas, no Gabinete de Leitura Sorocabano, na praça Cel. Fernando Prestes, 21, Centro.

A Cianê foi uma das indústrias mais importantes de Sorocaba no século XX, e em 2009 completa 100 anos de atividades na cidade. A Companhia tem apenas uma fábrica em trabalho, a Estamparia São Paulo, que será transferida de local ou desativada até 2010.
Fundada em 1909, pelo inglês John Kenworthy, a Companhia Nacional de Estamparia se expandiu com êxito até 1939, quando foi adquirida pelo industrial Severino Pereira da Silva.
Entre as décadas de 40 e 80, a Cianê viveu um ritmo intenso de produção na indústria têxtil, e foi uma das maiores indústrias do setor têxtil no País, através das fábricas São Paulo, Santo Antônio, Santa Rosália e Nossa Senhora da Ponte.
O processo falimentar ocorreu em 1990 com a abertura econômica do governo Collor, tendo que despejar no mercado de trabalho milhares de operários.
Hoje, os sorocabanos convivem diariamente com os prédios que abrigaram as fábricas da companhia, e que chamam a atenção de quem passa, tanto pela arquitetura, quanto pelo estado de abandono.
O intuito da produção do livro foi realizar um resgate histórico de Sorocaba, através da trajetória da Cianê, e sua importância para a cidade. "Cianê: Auge, decadência e outras histórias" foi baseado em reportagens, em obras de autores sorocabanos e paulistas que discorreram sobre a indústria têxtil e em depoimentos de funcionários, ex-funcionários, presidente da companhia e pessoas que tiveram ligação com a empresa. É uma compilação de fatos desde o início da cultura do algodão, desenvolvimento das primeiras indústrias, a fundação da Cianê até a venda da fábrica São Paulo.
A obra conta com o apoio institucional Lei de Incentivo à Cultura (Linc).

20 comentários:

Ana Érica disse...

Olá Paulo,

Cheguei ao seu blog pq estava procurando informações sobre a Cianê. A empresa que trabalho promoveu um concurso fotográfico sobre a história de Sorocaba, com categorias 'positivo' e 'negativo' (com relação à conservação). Infelizmente o prédio da Cianê pelo seu estado entrou na categoria 'negativo'...

Bacana ver um blog sobre Sorocaba... vou acompanhar =)

Abraço!

Anônimo disse...

Paulo,gostaria de adquirir esse livro, onde encontro?

Mande-me um e-mail:

albert_albert_s@ig.com.br

Abraços...

Paulo Queiróz disse...

Amigo albert_albert irei me informar e assim que descobrir te mando um e-mail.
Um Grande Abraço.

Wesley disse...

O livro "Cianê: auge, decadência e outras histórias" está disponível em:

Extra Santa Rosália e COOP Padre Madureira – Revistaria e Tabacaria Contemporânea

Rodoviária de Sorocaba - Revistaria Rodoviária

Banca Isquierdo – Nogueira Padilha esquina com Santa Maria

Banca Progresso – Praça do Truco da Vila Progresso (Av. Ubirajara)

Boa Leitura!

Wesley Carlos Silva
schedller@hotmail.com
projetociane@gmail.com

Rose Campos disse...

Oi, Paulo,

Muito bacana seu blog e o livro comentado.
Sou uma jornalista sorocaba recém-"repatriada" à cidade e muito interessada em descobrir a história da minha terra.

Parabéns pela iniciativa

Paulo Queiróz disse...

Rose Campos seja Bem Vinda a Cidade de Sorocaba, o que precisar é só nos contatar.

Abraçossss

Anônimo disse...

Estive em Sorocaba esse fds para visitar um tio doente,e olhando o no super mercado EXTRA,a fabrica no Santo Ântonio abandonada....dá uma tristeza e aperto no coração,como chegou a esse ponto??pq ????e olha que ainda almoçei com o Carlos Alberto na casa da minha tia na santa rosália,e fui na missa no mesmo bairro visitar meu primo na paroquia do mesmo bairro,onde ele é o padre junior.

Quanto emprego sumiu!!!muito triste.


parabéns por contar a história,que eu nem conheço apesar de ter proximidade com eles.

Ass Sergio Cesar

Anônimo disse...

Paulo Queiroz

saindo do assunto da Cianê,fiquei impressionado com a limpeza de Sorocaba...sem entrar no mérito dos problemas que todas cidades tem....a limpeza,ruas arborizadas,a cidade esta linda, contei pra vários amigos meus da rádio band, e até o meu grnde amigo Zancopé Simões comentou no ar sobre SOROCABA.

muito bacana

Ass Sergio Cesar

Radialista

Paulo Queiróz disse...

Sergio Cesar Tudo bem contigo???
Estimo melhoras para seu tio.
Sobre a Cidade de Sorocaba existe lugares limpos, porém se você andar mais pela periferia da cidade verá que não é tão limpa assim, como os bairros Habiteto, Julio de Mesquita, Vila Barão etc etc etc..., e também e alguns bairros de classe alta como o Campolim mais precisamente a pista de caminhada que está virando um verdadeiro lixão.

Um Grande Abraço.

Anônimo disse...

Paulo,acredito que Sorocaba tenha lugares com problemas na periferia etc..... e vc radialista como eu tem que ficar no pé do poder público,senão já viu né,eles afrouxam.

Vc trabalha em que rádio?Devo voltar Sorocaba quem sabe tomams um café.

abs e sucesso

Ass Sergio Cesar
Radialista

Anônimo disse...

Ola!muito interessante a historia da Ciane,mas como ja postaram o estado de conservaçao do predio,é mesmo lamentável,ele foi mesmo tombado como patrimonio historico?me desculpem mas para ficar do jeito que esta acho melhor derrubar tudo e ampliar o terminal santo antonio que esta precisando de ampliaçao para melhoria dos transportes em sorocaba!a frota nova de onibus ja esta circulando,mas o terminal continua pequeno demais para o fluxo de pessoas que o utilizam,acho que as autoridades deveriam pensar nisso.

Nascimento disse...

OLÁ!
FIQUEI MUITO CURIOSA SOBRE O QUE DEVE CONTER NESSE LIVRO.EU SOU UMA MORADORA DA CIDADE NATAL DE SEVERINO PEREIRA DA SILVA, DONO DA CIANE, ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA SOBRE O PATRIMONIO ARQUITETÔNICO EXECUTADO POR ELE AQUI TAMBÉM. GOSTARIA MUITO DE CONHECER ESSE LIVRO E CONHECER O PATRIMONIO DA ÉPOCA CIANE EM SANTA ROSÁLIA PARA PODER COMPARAR COM O DA MINHA CIDADE TAQUARITINGA DO NORTE!
MANDE-ME UM EMAIL: SOUCIK@HOTMAIL.COM

Eduardo disse...

Bom Dia! Meu padrasto trabalhou ao lado do Sr. Carlos por 45 anos, eram primos e amigos. Como moro em São Paulo, gostaria de adquirir um exemplar do seu livro.
Grato pela atenção,
Eduardo

Caroline e Douglas disse...

Parabéns pela inciativa de divulgar esse livro.
Estou realizando um seminário, e o tema que fomos sorteados é exatamente o grupo Cianê, a história e enfim, mas não tenho muito tempo, e gostaria de baixar pela internet, você sabe como poderia fazer isso?
Agradeço desde já a atenção.
e-mail: caroline.simonelli@gmail.com

Anônimo disse...

Muito interessante essa matéria, eu trabalhei na cianê de jaguariaiva no paraná, até 1989 quando me casei e vim embora pra são paulo, logo em seguida a cianê foi a falencia, com certeza lerei esse livro. Abraço. MARIZA

Anônimo disse...

Eu também trabalhei an CIANÊ, fui maganeceiro, espuladeiro, cortador e depois fui para o escritório em Jaguariaíva - PR em 1993, não ganhava muito mais era bom trabalhar.

rfjunior2004@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Paulo, boa tarde. Gostaria de adquirir esse livro, onde encontro?

Mande-me um e-mail:

prof.simonegabriel@gmail.com

Obrigado, abraços

Unknown disse...



Paulo,gostaria de adquirir esse livro, onde encontro?

Mande-me um e-mail:

prof.simonegabriel@gmail.com
Abraços...

Unknown disse...

Olá, tudo bem ??? estou fazendo um trabalho para faculdade e gostaria de adquirir o livro. Já pesquisei em vários lugares e não encontrei,você pode me ajuda me mande um e mail: Cleiton_rvs@hotmail.com

Unknown disse...

Olá tudo bem ?? Gostaria de saber como faço para adquiri o livro: Cianê Auge,decadência e outras historias. Estou fazendo um trabalho para a faculdade e gostaria de aborda alguma coisas sobre a Fabrica. Já pesquisei em vários lugares e não encontro você pode me ajuda, me mande um e mail obrigado.... Cleiton_rvs@hotmail.com