quarta-feira, 13 de julho de 2011

Tempo seco chama a atenção para a qualidade do ar em Sorocaba

A qualidade do ar em Sorocaba tem sido considerada boa, apesar da névoa que cobre a cidade, denunciar o período seco e de estiagem, típicos do Inverno. A meteorologista do Inmet, Helena Turon Balbino, revela que a ausência de chuvas piora a qualidade do ar devido à baixa umidade e concentração de poluentes. Até o próximo domingo, dia 17, não existe previsão de chuvas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a escala para a umidade relativa do ar como: atenção (20% a 30%), alerta (12% a 20%) e alerta máximo (abaixo de 12%).

O fato de Sorocaba ficar na faixa leste do Estado e sofrer influências do oceano favorece um pouco mais de estabilidade, observa a metereologista. Quanto à névoa pela manhã, ela explica que é provocada por uma alta pressão na atmosfera, quando a umidade do ar fica mais alta parecendo com um nevoeiro. Só que de manhã a névoa seria mais úmida que à tarde.

Alerta

A atenção fica por conta das pessoas com doenças respiratórias, que podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. As mais afetadas neste período são as crianças e idosos. As orientações do Inmet, caso o município esteja em estado de atenção (20% a 30%), é evitar exercícios físicos entre 11h e 15h, preferir ficar em casa ou qualquer local como área verde em que o ambiente é mais úmido, além de beber muita água. Já abaixo de 20% de umidade, em estado de alerta, as pessoas devem manter a hidratação com água, usar soro fisiológico nos olhos e no nariz, e não praticar exercícios ou trabalhar ao ar livre, no período das 10h às 16h.
(Jornal Cruzeiro Do Sul)

Nenhum comentário: