quarta-feira, 13 de julho de 2011

Auxiliares da rede municipal terão 21,5% de reajuste salarial

Os 970 auxiliares de educação que atuam na rede municipal de ensino de Sorocaba terão reajuste salarial de 21,5%. Com isso, esses profissionais passam a receber dos atuais R$ 989,66 para R$ 1.239,42. Além disso a categoria passará a contar com a concessão de prêmio de assiduidade de 3% sobre o piso para aqueles que não apresentarem falta durante o mês. A medida foi anunciada no final da tarde de ontem pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB), durante reunião com representantes da categoria e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

O reajuste, que na prática reenquadra o grupo ocupacional da tabela salarial desses trabalhadores, foi concedido após três protestos realizados pela categoria em dias diferentes da semana passada. Na sexta-feira, cerca de 100 pessoas também protestaram na frente do Paço, fato que resultou com um encontro entre representantes da categoria e o prefeito e a promessa de uma proposta para ser apresentada na tarde de ontem, o que se cumpriu.

O projeto de lei propondo esse reenquadramento dos Auxiliares de Educação será encaminhado para apreciação da Câmara Municipal em agosto, por conta do recesso. E, se aprovado, terá validade a partir do início daquele mês. Em nota o prefeito destacou que o estudo foi "muito bem elaborado" e apontou a necessidade do reenquadramento. "Estamos atendendo e corrigindo essa distorção", explicou Lippi.

A medida agradou sindicalistas e representantes da categoria. "Com essa medida, não somente ocorre o reconhecimento profissional dos atuais profissionais que atuam como auxiliares de educação, mas se procederá a correção da distorção funcional provocada quando da extinção dos cargos de agente infantis, em 1997", afirmou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sérgio Ponciano.

"Esse anúncio é fruto de uma luta que vem desde 1997 e corrige uma distorção feita na administração passada e que se alongou até hoje (ontem)", comemorou Maria Maia da Cruz Clarke, que atua como auxiliar de educação da rede municipal de ensino há sete anos.
(Jornal Cruzeiro Do Sul)

Nenhum comentário: