quarta-feira, 13 de julho de 2011

Consultório de Rua espera atender 500 usuários

O veículo do projeto passará por 10 bairros uma vez por semana

Teve início na última segunda-feira, um novo projeto de prevenção ao uso de drogas em Sorocaba, o programa Entre Nós, que conta com uma equipe multiprofissional para trabalhar no atendimento da comunidade. Uma perua kombi circulará por dez bairros da cidade durante toda a semana, pelo período de um ano, com a proposta de disponibilizar para a população um Consultório de Rua, em que a comunidade poderá ter acesso a informações e orientações das mais diversas. Trata-se de um serviço de apoio onde o foco principal é o esclarecimento e a prevenção relacionados ao uso de drogas.

Resultado de parceria entre a ONG Lua Nova, o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Juventude (Sejuv), o projeto faz parte de uma política municipal sobre drogas, que vem sendo desenvolvida na cidade através de várias ações. O programa Entre Nós tem uma atuação articulada que atuará em 10 bairros: Ana Paula Eleutério, Vila Helena, Nova Esperança/Vila Barão, Vila Formosa, Cajuru, Vitória Régia, Aparecidinha, Vila Sabiá, Brigadeiro Tobias e Jardim Ipiranga. A escolha dos locais foi feita tendo como base informações sobre ocorrências de tráfico e apreensão de usuários de entorpecentes. A previsão é de acompanhar, ao todo, 500 pessoas (50 por comunidade).

De segunda à sexta-feira, uma vez por semana, cada bairro vai receber o Consultório de Rua, com a equipe da redução de danos, educadores comunitários e um profissional da escuta. Nos outros dias, serão realizadas as terapias comunitárias, onde as vivências terapêuticas são baseadas em partilhar emoções. Os educadores comunitários atuarão na mobilização e participação dos recursos da comunidade. O profissional da escuta atuará numa tenda montada, com psicólogo e assistente social para ouvir as pessoas do bairro. O grupo de redutores desenvolverá atividades de acolhimento e informação a usuários de drogas.

Instituições como o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD), ambulatórios, Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), e Centros de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas (Cread), entre outros, fazem parte da equipe de apoio ao programa. Conforme Antonio Moura, coordenador do projeto Entre Nós e membro da ONG Lua Nova, o primeiro dia de atividade foi um dia para conhecer a comunidade e a comunidade conhecer o projeto. "A intenção é ouvir as necessidades do bairro, fazer um acolhimento dos casos relatados. Por isso, o logotipo Entre Nós, por que é só entre nós e eles. O jovem que quer ajuda não tem de ser tratado com medicamento mas sim reeducado para a sociedade", esclareceu.

De acordo com Antonio, a ONG Lua Nova vem lutando há mais de um ano e meio para viabilizar esse projeto. "O nosso objetivo é tirar a pessoa da vida ociosa, levar para uma oficina do Senai, da Prefeitura, para reabilitar dentro da sociedade", disse. A ideia é que se por duas horas a pessoa estiver em uma oficina, são duas horas que não está usando drogas. "Estamos vindo para oferecer essa ajuda e orientar no que for preciso." Antonio ainda esclarece que o apoio não é exclusivo a usuários de drogas, mas em qualquer necessidade da comunidade. "Muitos não têm documento de identidade, então, auxiliamos para que essas pessoas não se sintam isoladas na sociedade", diz. A ONG Lua Nova atende mulheres em situação de vulnerabilidade social, como ex-usuárias de drogas, vítimas de violência e mulheres em situação de rua.
(Daniela Jacinto - Jornal Cruzeiro Do Sul)

Nenhum comentário: