sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

FUA homenageia vencedores do Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura


Os vencedores do Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura foram homenageados ontem à noite em uma cerimônia no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). O destaque foi a presença da publicitária Renata Cunha, 23 anos, primeira colocada com o romance Antes Tese e premiada com a oportunidade de ter mil exemplares de sua obra literária impressos, dos quais seiscentos ficarão com a autora. Os restantes serão distribuídos pela FUA a escolas e bibliotecas públicas.

O lançamento oficial do romance está marcado para o dia 7, às 19h30, no Espaço Alexandria - localizado à avenida Barão de Tatuí, 1.377, no Jardim Faculdade. O Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura, promovido pela FUA com o apoio cultural da Prefeitura de Sorocaba e do Colégio Uirapuru, teve a inscrição de 47 livros inéditos e o resultado já começou a dar frutos à vencedora. Esse primeiro lugar tem refletido na minha vida profissional, sempre para melhor, e me animou a continuar a escrever, comenta Renata. Na segunda posição ficou o também publicitário Álvaro Nascimento Vieira, 30, autor do romance Havien e um confesso apaixonado pela literatura. O prêmio recompensou todo o esforço feito durante a produção do livro, completa Álvaro. A cerimônia de premiação contou com as presenças de José Aílton Ribeiro, vice-prefeito de Sorocaba; Anderson Santos, secretário municipal da Cultura; Rubens Cury Basso, diretor da FUA; Luiz Antônio Zamuner, diretor da FUA e representante do Colégio Politécnico; Antônio Francisco Mascarenhas, integrante do Gabinete de Leitura Sorocabano e de Juliana Simonetti, editora de Cultura do Jornal Cruzeiro do Sul. Segundo José Aílton, o prêmio precisa ser valorizado para que haja o aparecimento de novos escritores. É uma maneira de incentivar quem gosta de escrever, diz. Já o secretário Anderson Santos espera que o evento se perpetue em Sorocaba. Não pouparemos esforços para que esse evento desperte o gosto pela criação e pela leitura, completa. O coordenador do Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura, José Carlos Fineis, ressalta a qualidade dos 47 trabalhos inscritos. A qualidade foi excelente e o que chama a atenção é o fato de escritores novos criarem romances de qualidade, diz Fineis. E em seu discurso, o diretor Rubens Basso ressaltou a tradição da FUA em editar livros. A Fundação Ubaldino do Amaral está honrada de revelar talentos para a literatura, finaliza.

A participação no concurso foi aberta a todos os gêneros literários, como crônicas, contos e até trabalhos acadêmicos, desde que fossem inéditos e seus autores, inéditos em livro. Os seis primeiros colocados receberam placas de prata com menções honrosas e diplomas. Além de Renata e Álvaro, foram homenageados Solange de Queiroz por Era Quem Tu És, Tu Serás Quem Sou: Sorocaba Contada a Partir do Cemitério da Saudade; Paulo Roberto de Andrade Silvano Jr. por Arcuria; Milene Cristine Martinez Batista por Crisálida; e Evelyn Dias Jorge por Night Heaven - A Lenda do Continente Flutuante.

Recebem certificados de participação os escritores David Gonçalvez Nordon, André Jeft Costa Ferraz, André Damázio, Saulo Valim, Alex Mendes Rainha, Sueli Pereira Aduan, Eduardo de Oliveira Deoli Jr., Antônio Cláudio Teixeira Cruz, Cícero Estevam Pereira Jr., Matheus Dantas, Nathalie Fernandes de Oliveira, Natália Veiga, Sérgio Antônio M. Vilas Bôas, Mariane Andresa Campos Cândido, João Paulo Lopes de Meira Hergesel, Jarbas Rodrigues Jr. e Camila Zamuner dos Santos.

Os trabalhos foram julgados por uma comissão formada por Antônio Francisco Mascarenhas (Gabinete de Leitura Sorocabano), João Alvarenga (Colégio Politécnico de Sorocaba - Jornal Cruzeiro do Sul - Fundação Ubaldino do Amaral), Daniela Jacinto, Eugênio Araújo, José Antônio Rosa, Juliana Simonetti e Valdecir Rocha Pinto (todos representando o jornal Cruzeiro do Sul).

Nenhum comentário: